, ,

Polo equestre – regras básicas, fundamentos e fotos

Esporte dinâmico que exige concentração, habilidade e entendimento entre cavaleiro e cavalo é o chamado Polo Equestre. Ele possui poucos praticantes, é elegante e sofisticado, mas principalmente muito caro e somente milionários e pessoas da realeza têm maior participação com o Polo. A origem desse jogo é desconhecida, entretanto acredita-se que surgiu 600 anos antes de Cristo no Tibete em um costume que ocorria algumas vezes ao ano que era a “caça ao rato almiscarado”. Nas épocas do ano em que não tinham que caçar o rato, usavam uma pequena bola, a qual chamavam de “Pulu”. A prática do Polo se espalhou pela Ásia, Inglaterra e tomou o mundo todo.

O jogo

O Polo possui um campo de 275×180 metros de gramado verde onde os cavalos irão correr para lá e para cá com seus cavaleiros até marcarem pontos. A bola é feita de madeira ou plástico na cor branca e os tacos usados para baterem na bola são feitos de cana de bambu.  Uma partida de polo dura pouco menos de uma hora e é dividido por períodos chamados “chukkas”. Dependendo do nível do jogo os chukkas variam de 4 a 6 por partida e cada um dura 7,5 minutos com um intervalo de três minutos entre cada um, mas na metade da partida a pausa é de 5 minutos. O jogo é disputado por duas equipes de 4 elementos (dois atacantes, um meio campo e um defensor) em cada uma. Juízes montados a cavalos e um árbitro, que fica fora do campo, controlam o jogo. Os cavalos devem ser trocados a cada chukka e só poderão ser utilizados duas vezes no mesmo jogo, caso sua condição física esteja comprometida serão eliminados da partida.

O que é o Handicap?

Um tipo de ranking que acompanha o desempenho geral do jogador que só é realizado no final de cada temporada de Polo. Avaliados e classificados por handicaps, os jogadores são enumerados em uma escala de -1 a 10, sendo o -1 para os iniciantes e 10 para aqueles jogadores além de fantásticos. Jogadores com handicap superior a 2 já são considerados profissionais. Esse ranking dá prestígio ao jogador e serve para nivelar os jogos entre equipes desiguais, onde é somado todos os pontos dos jogadores de cada equipe e a diferença entre as duas pode ser convertida em posse de bola ou pontuação para a equipe mais fraca. O handicap poderá aumentar ou diminuir conforme o desempenho ou ausência de um jogador nas competições.

Regras básicas do Polo Equestre

  • A altura do cavalo deve girar em torno de 1,52m e 1,60m.
  • O cavalo será eliminado durante a prova se a sua condição física for julgada insatisfatória.
  • As equipes devem trocar de local no campo a cada gol marcado, para que não tenham vantagem sobre o terreno adversário.
  • O animal deverá ser substituído a cada chukka e o mesmo só poderá ser usado mais uma vez no mesmo jogo.

Fotos do jogo

Partida de Polo Disputa entre jogadores Jogo de Polo Equestre Jogadores Polo Equestre Polo - Partida Jogo de Polo Equestre Jogadores de Polo Ricardo Mansur