O que é OXI? Qual a composição desta droga?

Oxi

Segundo a versão eletrônica da revista Veja, o oxi (derivado do termo oxidado) é uma droga que está presente no território brasileiro desde a década de 1980. Entretanto a grande massa da sociedade só a pouco ficou sabendo de sua existência, principalmente pela divulgação em reportagens da Rede Globo e SBT.

Assim como a cocaína e crack, o oxi é extraído da plante de coca, e possuem o mesmo principio ativo. A grande diferença está nos efeitos nocivos ao organismo causados pela droga que é ainda mais agressiva que o crack, que por sua vez já é um subproduto do refino da cocaína. Isso devesse principalmente a sua forma de preparo. Da pasta base de onde é retirada a cocaína, sobra um pó que é transformado em pedras de crack utilizando amoníaco e bicarbonato de sódio. Com o objetivo de baratear o processo, esses elementos foram substituídos por cal virgem, gasolina, querosene e até mesmo fluído de bateria automotiva, que são substancias altamente corrosivas, dando origem à nova droga.

A droga também tem alto poder de viciar, pois seu efeito alucinógeno dura a metade do tempo que dura o da cocaína, por exemplo, cerca de 15 minutos, o que obriga o usuário a fazer uso do produto mais vezes. Além disso, é uma droga barata, tornando-se mais acessível às classes menos favorecidas.