Oração para São Zeferino

Oração para São Zeferino

Oração para São Zeferino | Foto: Reprodução

Biografia

São Zeferino foi o décimo quinto Papa da história e o primeiro do século III da Igreja Católica, sendo o sucessor de Vitor I. Nasceu em Roma e era bastante dedicado à Igreja, pregando o evangelho com bastante sabedoria e virtude, duas qualidades que influenciaram muito para que fosse eleito Papa.

Logo depois da morte do Papa Vitor I, que aconteceu no dia 28 de julho do ano 199, o clero junto com os fiéis, se reuniram e começaram a orar, para que o Senhor iluminasse a todos para que escolhesse um novo sacerdote digno do cargo. Após 11 dias de muita oração, a tradição diz que o Espírito Santo desceu do céu em forma de uma pomba e pousou sob a cabeça do presbítero Zeferino e em seguida desapareceu. De imediato, as pessoas que estavam presentes logo sabiam qual era a escolha de Deus. Com isso, Zeferino foi eleito por unanimidade no mês de agosto daquele mesmo ano, assumindo o comando da Igreja.

Assim que deu início ao seu pontificado, o imperador Septímio Severo decretou uma movimentação e perseguição contra a Igreja Católica. Isso fez com que São Zeferino começasse a tomar algumas providências para proteger os seus fiéis, consolando e auxiliando-os durante essa grande tormenta. Ele ia pessoalmente de casa em casa e até em cavernas e locais de difícil acesso, colocando sua vida em risco, para ficar ao lado do seu povo. Para os mais pobres e aprisionados, ele levava pão dos melhores, regado com vinho. Toda essa perseguição só acabou quando o imperador Severo faleceu, nove anos depois, o que deu um certo momento de paz para a Igreja.

Curiosidades

  • Zeferino editou algumas das mais importantes regras canônicas, principalmente aquelas ligadas à disciplina eclesiástica.
  • Pouca gente sabe, mas foi ele que determinou que todos os fiéis comungassem ao menos uma vez no ano, na Páscoa.
  • Outro ponto que ele mudou foram os cálices usados na Santa Missa, que antes eram feitos em madeira. Ele determinou que fossem, pelo menos de vidro.
  • Recebeu a auréola dos mártires no dia 20 de dezembro do ano 217, quando o imperador Antônio governava.
  • Antes, a festa em sua comemoração acontecia todo dia 26 de agosto, mas desde o ano de 1970, vem acontecendo dia 20 desse mesmo mês.

Oração para São Zeferino

Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Zeferino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião.

Ouça minha oração!

Amém.

São Zeferino, rogai por nós.