Oração para São Caetano

Oração para São Caetano

Imagem: Reprodução

São Caetano de Thiene foi o fundador da ordem dos Caetanos ou Teatinos. Teve uma vida santa e exemplar, e por isso conquistou um grande número de devotos e seguidores, como os consagrados de sua ordem, que seguem os passos e ensinamentos deixados por eles. Conheça a biografia deste grande homem e veja uma poderosa oração para pedir a intercessão dele. Basta ter e amor.

História de São Caetano

Ele nasceu em Vicenza no ano de 1480, e seus pais eram bastante virtuosos e devotos. Logo após seu batismo a mãe de Caetano o consagrou a Virgem Maria, e os resultados dessa entrega foram vistos durante toda a infância dele. Sempre mostrou dedicação nas suas orações e amor pela caridade, era obediente e exemplar em tudo o que fazia. Seus coleguinhas o chamavam de santo desde muito novo.

Ele estudou muito e por fim acabou formando-se em direito civil e eclesiástico e foi ordenado sacerdote pelo papa Júlio II. Após a morte deste papa Caetano decidiu dedicar-se exclusivamente aos hospitais, pois seu maior desejo era salvar almas. Mais tarde acabou ganhando por isto o apelido de “Caçador de almas”.

Depois de algum tempo ele voltou a Roma, e com mais três amigos fundou a ordem dos Teatinos, ou dos Caetanos, cujo principal objetivo era praticar a verdadeira ação apostólica. Os papas tinham uma extrema confiança nele e lhe confiavam diversas missões, que em sua maioria envolviam uma grande reforma na igreja. Um de seus amigos fundadores da ordem, João Pedro Carafa, veio a tornar-se mais tarde o papa Paulo IV.

Os religiosos membros da ordem Caetana eram obrigados a viver sob extrema pobreza, aceitando apenas o que lhes era necessário para sobrevivência, e na ausência eles eram até mesmo proibidos de pedir esmolas. Mas mesmo com um sistema tão duro e radical, apareciam cada vez mais e mais pessoas querendo unir-se à ordem. Ele chegou a fundar uma segunda casa de sua Ordem na cidade de Nápoles, onde mais tarde veio a impedir que os seguidores de Martinho Lutero convertessem o povo de lá.

Houve um tempo em que a igreja estava querendo formar uma grande inquisição para combater a heresia vinda da Alemanha, e a população posicionou-se contra. O problema acabou tornando-se tão grande que estava sendo previsto uma revolta dos fieis contra a igreja. Depois de muito tentar acalmar as pessoas e vendo que nada tinha solução, São Caetano ofereceu a Deus sua vida como sacrifício para acalmar a população, e Deus aceitou. Pouco tempo depois ele contraiu uma grave doença e morreu no ano de 1547, e logo após isso as pessoas desistiram da ideia da revolta. Sua última frase foi “Não há outro caminho para o céu, a não ser o da inocência e  o da penitência.  Quem abandonou  o primeiro, tem de trilhar o segundo”.

Curiosidades

  • Para ele a vida era como um jejum sem fim, onde ele vivia sempre fazendo penitências para assim buscar a sua sonhada santidade.
  • As orações do santo concederam curas e milagres para centenas de pessoas.
  • Ele relatou que por diversas vezes Nossa Senhora lhe fez aparições, e a mais memorável de todas foi em uma noite de natal onde ela o mostrou o Divino Infante.
  • Algumas vezes ele chegava a predizer o futuro.

Veja uma oração para São Caetano

Ó São Caetano, que conhecestes a fraqueza da Igreja principalmente em seus membros mais responsáveis, e que trabalhastes pela reforma da vida e dos costumes dos cristãos, olhai com muito amor e compaixão para as nossas famílias e comunidades.

Lançai vossa mão poderosa a fim de que reine entre nós o espírito de fé, de amor e de justiça, segundo a vontade de Cristo.

Fazei que cada um de nós assuma suas obrigações, pois, Cristo espera de cada um de seus seguidores, a fidelidade, o serviço e a dedicação em favor dos irmãos.

Ouça minha oração!

Amém.