Oração para São Bartolomeu

Oração para São Bartolomeu

O apóstolo descrito por Jesus como alguém sem fingimento! Veja uma bela oração para São Bartolomeu. | Imagem: Reprodução

São Bartolomeu era um dos doze apóstolos de Jesus. Ouviu sua mensagem e seus ensinamentos, assistiu a sua grande Glorificação, e depois tornou-se um arauto e começou a anunciar a Boa Nova a diversos países e povos do mundo antigo. Ele sabia quais eram as consequências naquele tempo para os seguidores do Cristo, e mesmo assim saiu pelo mundo pregando a palavra. Depois veio a ser martirizado, mas com o coração feliz por ter cumprido sua missão de converter pessoas.

Seu nome verdadeiro é Natanael, que significa dom de Deus, mas nos evangelhos da Bíblia ele sempre é chamado de Bartolomeu. O próprio Jesus caracterizou Bartolomeu em uma passagem Bíblica como “Um verdadeiro israelita no qual não há fingimento”, por isso ele é um santo que devemos sempre admirar e tentar cada vez mais sermos parecidos como ele para alcançarmos as graças do céu.

Conheça a história deste santo

Ele nasceu em Caná, na Galiléia, mesma cidade em que Jesus realizou o seu primeiro milagre, transformando água em vinho.

Segundo relatos, no primeiro encontro de Natanael com Jesus, sem nem ao menos o conhecer o Senhor disse que ele era um verdadeiro israelita e que não possuía fingimento. Ele impressionou-se, pois nunca havia visto aquele homem antes, então como poderia ele conhecê-lo? Então Jesus lhe respondeu “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira”. A frase se referia a um momento difícil da vida de Natanael, e ele logo percebeu que não havia como aquele homem saber do que estava falando, a não ser que fosse o messias. Logo ele apressou-se em louvar o Senhor e tornar-se seu seguidor.

Após a morte e ressurreição de Jesus e a noite de pentecostes, São Bartolomeu saiu pregando o cristianismo até chegar à Índia. Depois ele foi para Armênia, e lá ele conseguiu converter o rei Polímio, sua família e vários súditos. Então, sacerdotes pagãos do reino ficaram com inveja e resolveram matar Bartolomeu. Arrancaram-lhe sua pele, tornando-o assim um mártir.

Os restos mortais de São Bartolomeu foram trazidos de volta para a cidade de Roma muitos séculos depois, e hoje encontram-se em uma igreja romana dedicada ao próprio santo. Na famosa Capela Sistina existe uma imagem dele onde em uma das mãos ele está segurando a própria pele, e na outra um alfange, que foi o objeto de seu suplício.

Oração para São Bartolomeu

Ó glorioso São Bartolomeu, concedei-me um coração verdadeiro e sem fingimento, assim como o teu. Quero também que minhas atitudes sejam assim. Quero ter a coragem que tivestes para entregar toda a minha vida a Deus e seguir os passos de Jesus. Também quero ter coragem de ir levar o nome do meu Senhor e Salvador aos povos que ainda o desconhecem ou o renegam. Então por favor, São Bartolomeu, rogai a Deus para que me conceda força e coragem para seguir teus exemplos e tornar-me um cristão melhor. Escute minha oração! Amém.