Oração para Santa Cecília

Oração para Santa Cecília

Aprenda uma bela oração para Santa Cecília. | Foto: Reprodução

Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas pela igreja católica, com seu exemplo de santidade e castidade. Existe uma basílica em Roma que foi construída em homenagem a esta mulher que é vista pelos católicos como um exemplo para todas as outras de seu gênero. Quanto a história desta santa, há duas versões um pouco distintas, uma considerada como a história oficial, e outra que apesar de ser considerada como lenda, é a mais conhecida pelos fieis e devotos.

História

Segundo a história, Cecília foi uma mulher que viveu em Roma nos primeiros séculos da era cristã. Ela tinha uma fé muito grande, e por isso resolveu doar sua casa e um enorme terreno para a construção de uma igreja, que mais tarde transformou-se em uma catedral em homenagem a mulher generosa e um cemitério onde vários papas foram enterrados, ao lado dos restos mortais de Cecília.

Lenda de Santa Cecília

Por volta do século VI surgiu a história de que Cecília era uma belíssima jovem que foi prometida em casamento por seus pais, mas sua vontade era de viver a castidade e servir a Jesus, por isso ela fez um voto de pureza e consagrou a Cristo a sua virgindade. Foi obrigada a casar-se, e na noite de núpcias revelou ao seu marido que havia feito votos e que os anjos não permitiram que eles fossem quebrados. O marido disse que só respeitaria sua decisão se pudesse ver com seus próprios olhos os anjos. Ela ficou cantando em seu íntimo músicas de louvor a Jesus e hinos de pureza, até que suas preces foram ouvidas e os anjos apareceram para seu marido, Valeriano. O homem pagão acabou acreditando na jovem, respeitando sua decisão e convertendo-se ao cristianismo.

Algum tempo depois Valeriano veio a falecer, e após sepultar o marido Cecília foi presa. Seus capturadores disseram ter sobre ela o poder de vida ou de morte, e então ela, fiel a Deus, respondeu que eles eram falsos, pois tinham poderes apenas para dar-lhe a morte e não a vida. Os homens irritaram-se com a resposta dela e mandaram asfixia-la. Mas ela conseguiu sobreviver a este ataque, e então mandaram cortar sua cabeça.

Por ter tentado hinos de pureza e louvor em sua noite de núpcias, muitos acreditam que Santa Cecília possuísse um singular talento musical, e por isto ela é considerada como a padroeira dos músicos.

Oração para Santa Cecília

Santa Cecília, espelho de caridade e pureza, modelo para as mulheres cristãs, ajudai-nos em nossa jornada em busca da santidade que tu conseguistes graças a tua esclarecida fé. Queremos viver nossas vidas de acordo com a lei divina e de nossa igreja. Queremos, assim como fizestes, enfrentar todos os enganosos deste mundo, e levar o nome de Jesus aos pagãos. Glorificar o Senhor até a hora de nossa morte. Que o teu exemplo de fé seja sempre para nós uma virtude. Queremos sempre agir de acordo com a vontade de nosso Senhor e conseguir superar todas as provações que encontraremos pelo caminho para a vida eterna. Amém.