Oração para Santa Catarina

Oração para Santa Catarina

Oração para Santa Catarina | Imagem: Reprodução

Nascida na cidade egípcia de Alexandria, Santa Catarina ficou conhecida como a Grande Mártir Santa Catarina por sua história fascinante de amor e dedicação a Cristo durante o início do século IV. A Igreja Ortodoxa chega a venerar a santa como uma grande mártir e a Igreja Católica a reverencia como um dos Catorze santos auxiliares. A santa cresceu como uma pagã, porém chegou a se converter ao cristianismo em certo período de sua adolescência. É considerada a padroeira dos filósofos, professores e estudantes, além de ser invocada por aqueles que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. A ilha e estado de Santa Catarina é abençoada por essa santa, que além de padroeira do estado é co-padroeira de sua capital, Florianópolis.

A suposta história de Santa Catarina

Conta a história que Catarina foi transportada para o Céu em uma visão, se encontrando lá com o menino Jesus e a Virgem Maria e em um momento de êxtase ela chegou a se casar misticamente com Cristo, assim deixou sua prévia vida pagã e se converteu ao cristianismo. À presença do Imperador Romano Maximino, que era famoso pela perseguição violenta contra os cristãos, Catarina afirmou que o seu Deus era único e realmente vivo, dessa forma o severo Imperador mandou a prender. Ele mandou que 50 dos maiores sábios viessem às suas terras para humilhar a jovem moça, mas ela foi plenamente sábia nas suas colocações e acabou fazendo os sábios se converterem ao cristianismo. Frustrado com o fato, o imperador romano ordenou que Catarina fosse presa, torturada e morta lentamente na roda. Entretanto, no dia da sua sentença de morte, ao amarrarem a moça na roda ela fez o sinal da cruz e a roda se quebrou. Mesmo com tal fato ela ainda foi assassinada e seu corpo ficou perdido durante muito tempo até que reapareceu para monges séculos mais tarde que o levaram para o Mosteiro da Transfiguração, onde ainda está juntamente a algumas de suas relíquias.

A controvérsia

Por falta de evidências e documentos escritos, muitos historiadores e pesquisadores de tendência positivista acreditam que a santa possa não ter existido. O aspecto lendário de sua vida levam a crer que ela apenas representa um ideal, ou uma versão cristã da filósofa Hipátia que era de Alexandria e sua biografia apresenta os mesmos elementos da suposta história de Catarina.

Oração para Santa Catarina

Oração para os estudantes:

Oh, Santa Catarina de Alexandria, que fosse tão sábia e abençoada por Deus, abre as portas da minha inteligência e faz entrar em minha cabeça as matérias de aula com clareza. Dá-me força, memória e calma na hora de prestar exames para que eu possa ser aprovado. Desejo aprender mais, não por vaidade, mas para ser útil ao mundo e divulgar os pensamentos de Cristo. Amém.

Oração para pedir proteção contra acidentes:

Querida Santa Catarina, vós quebrastes a roda de engrenagem das mãos dos torturadores, por isso te invoco como protetora. Protegei-me de todo e qualquer acidente, seja de trânsito, de balas perdidas, quedas ou tombos, venenos ou explosivos, em casa ou nas ruas. Protege também, oh Santa, a minha família e meus amigos de todos os perigos físicos ou espirituais que nos cercam nesse mundo. Ouça minha oração. Assim seja.