Oração para Nossa Senhora dos Navegantes

Oração para Nossa Senhora dos Navegantes

Imagem: Reprodução

Em mais um título dado a Mãe de Jesus, Maria, neste podemos vê-la como protetora das temidas tempestades e os variados perigos que o mar oferece àqueles que o enfrentam. Confira uma oração depois sua história.

Bela oração a Nossa Senhora dos Navegantes

Confira uma oração para pedir proteção a esta padroeira que tanto faz parte da vida cristã do Sul do nosso país:

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Filha de Deus, o criador de tudo; protegei-me em todas as minhas viagens. Que os ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas não afetem minha embarcação, que nenhum empecilho ou surpresa indesejada mude minha rota ou atrase a minha viagem. Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são como as ondas furiosas desse mar, que ameaçam afundar a mim e minha embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Virgem Maria, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo se vai, o ânimo e uma disposição de lutar e vencer voltam para mim. Com a vossa proteção e a de vosso filho, a embarcação da minha vida há de permanecer segura. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós. Ouça minha oração. Amém!”

O início da devoção e a devoção no Brasil

Acredita-se que a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes iniciou-se, de fato, durante o século XV (época do desbravamento, das descobertas, da navegação cada vez mais popularizada e do início do Renascimento), quando os navegadores espanhóis e portugueses usavam um costume característico da época das Cruzadas: os cristãos invocavam a proteção da Maria Santíssima antes de irem para o mar. Com o tempo, esse costume disseminou-se entre pescadores litorâneos, principalmente nas terras que foram colonizadas pela Espanha e Portugal. Com a disseminação e “popularização” da Nossa Senhora dos Navegantes, muitas capelas, igrejas e santuários começaram a ser criados. Aqui no Brasil, o Sul possui muitas cidades que veneram a padroeira.

Um estado brasileiro, em especial, destacou-se na veneração a Nossa Senhora dos Navegantes: Santa Catarina. A devoção em alguns municípios catarinenses se tornou tão grande que foram criados feriados neles (os municípios são Balneário Arroio da Silva, Laguna, Balneário Barra do Sul, Ouro, Mondaí, Bombinhas e Navegantes). Navegantes é o município que mais se destaca, pois é lá que está localizado o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

O Rio Grande do Sul também tem seu destaque, já que a santa foi declarada padroeira de Porto Alegre, nesta cidade e em Pelotas, se concentram a maioria das festividades em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes no estado.

A festa brasileira em comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes é geralmente feita no dia 2 de fevereiro, mas em algumas cidades, a devoção é tão grande que as festividades são iniciadas em Janeiro, atraindo muitos devotos e admiradores da santa. Durante o “seu dia”: a imagem da santa fica em um imenso barco, enfeitado com fitas, velas, flores, etc. Mais ou menos uma centena de barquinhos de papel azul são colocados no mar com as oferendas para Nossa Senhora dos Navegantes – hoje em dia, esses barquinhos são ecológicos.

Nossa Senhora dos Navegantes e Portugal

  • Em Portugal, ela é associada principalmente às comunidades de pesca.
  • A festa em sua homenagem é realizada em 15 de agosto, com procissões em várias comunidades de pescadores por todo o país.
  • Algumas festas em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes por lá podem durar quase 2 semanas!