Oração para Exu

Oração para Exu

Confira uma oração para o orixá mais importante, Exu! | Imagem: Reprodução

Segundo o candomblé, o Exu é um dos mais importantes orixás. Ele é o primeiro a ser saudado, a receber as oferendas, cantigas e rezas. Ele não incorpora em ninguém, como fazem os orixás da umbanda, para fazer consultas. Ele é considerado guardião, e por isso fica na entrada das casas de candomblé, protegendo a todos lá dentro. É essencial também que na casa de candomblé haja um quarto exclusivo para o Exu e seus assentamentos.

Ele é vaidoso, sensual, astuto e inteligente. Ele conhece profundamente a natureza humana, e também os assuntos mundanos, e por isso os primeiros missionários que chegaram ao Brasil trazendo o cristianismo o assimilaram com o próprio diabo. Desde então, ele é visto pelos fieis de outras religiões como símbolo de ódio e maldade.

Ele possui um dia da semana dedicado inteiramente a ele, a segunda-feira. As cores dele são preto e vermelho, e seu símbolo é um bastão com cabeças, chamado Ogó e que representam o falo. As oferendas para este Exu devem ser bodes ou galos, de preferência pretos, além de aguardente e comidas preparadas com azeite de dendê. Mas tome cuidado, nunca deve ser oferecido a ele um tipo de azeite de dendê chamado Adí, que é feito não com a poupa mas sim com o caroço do dendê.

Significado da palavra Exu

Esfera. Por isso, Exu pode vir a significar algo infinito, algo que nunca terá um fim, e que também não possui um começo. Então, ele pode representar a criação, o começo de tudo, o nascimento de uma era. Seu nome também pode indicar equilíbrio, e mostrar que ele faz com que as forças positivas e negativas do universo estejam sempre equilibradas.

Por isto, o orixá Exu é considerado o primogênito, o primeiro. Ele é responsável pela criação de tudo, e também possui a força natural que deixa tudo crescer. Ele é o mestre dos caminhos, e por isso só ele pode permitir a passagem do início e do fim das coisas.

Segundo a fé do candomblé ele está presente em todas as coisas, em todos os lugares, em todas as pessoas. Está presente também na concepção global, sendo responsável por toda forma de existência. É o Exu que dá ao homem a capacidade de andar, falar, pensar, agir, refletir e idealizar. Ou seja, o Exu é indispensável para a vida do homem.

Outros nomes deste orixá

  • Esu
  • Eshu
  • Bara
  • Ibarabo
  • Legbá
  • Elegbara
  • Eleggua
  • Akésan
  • Igèlù
  • Yangí
  • Ònan
  • Lállú
  • Tiriri

Oração para Exu

Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.

Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de génio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.

Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.

Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.

Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignomínia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniquidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.

No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.

Aceito, sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.

Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.

Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.

Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.