,

Oração para batizado

Oração para batizado

Foto: Reprodução

Independente da religião “escolhida”, preparar um batizado não é tão simples quanto se parece e não deve ser feito de qualquer modo. Por exemplo, a roupa daquele que será batizado deverá ser branca ou pelo menos num tom próximo a esse (mas dê preferência para o branco), pois indica pureza do corpo e da alma. A vela também é um objeto importante, que significa a luz da fé. Se pretende convidar familiares e amigos próximos, o convite de batizado deverá ser providenciado – principalmente se decidir fazer uma pequena reunião após a “cerimônia”. Mas, um dos elementos mais importantes é a oração do batizado, que você pode conferir a seguir.

Oração do Batizado

São João

Vós que batizaste Jesus no Rio Jordão

Dai-nos vossa permissão

Para batizar esse “irmão”

Façamos com todo coração

Tendo em vós devoção

Abra pra todos caminho do coração

Do trabalho que não é em vão

Que nosso irmão

Saia daqui com muita compaixão

E, com as santas bênçãos de São João

Posso realizar tudo nesse mundão.

O batizado e seu significado

Considerado um dos principais ritos de passagem, o batismo é a iniciação em grupos religiosos ou não. Muitas religiões adotaram o batismo, mas o batismo mais conhecido é o da Igreja Católica, onde ele é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, abrindo o caminho para a chamada salvação eterna.

A água simboliza a pureza e o lavar e a borrifação “imita” o tipo de purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Mas o principal significado para o batismo é a imersão na água para que ressurja como uma nova pessoa (quem é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele). Também pode ser chamado de “banho de regeneração e renovação de Espírito Santo” e de Iluminação, pois aqueles que são batizados, são considerados “filhos da luz”. O batizado é um comprometimento, de servirem a Deus, na liturgia da igreja e a exercerem seu sacerdócio pelo testemunho de vida. Pode-se batizar nos seguintes momentos e ocasiões da vida:

  • Quando ainda é um bebê ou uma criança. Seus pais organizam seu batizado, comprometendo a criança a servir a Deus. É chamado de Baptismo Cristão Infantil.
  • Quando desejar, independente da idade, servir a Deus naquela religião. Esse batismo é por opção própria, a pessoa tendo o direito de escolha. É chamado de Baptismo Cristão Adulto.

Um batismo implica na renovação da fé, ou pelo menos em sua iniciação nela. Não é uma fé perfeita ou madura, ela ainda será explorada e trabalhada dentro da igreja. Ela deve crescer após o batismo e é celebrada de ano em ano, na vigília pascal, comemorando a renovação das promessas de batismo. Existem dois modos de batismo:

  • Aspersão ou Efusão: a água é borrifada ou derramada sobre aquele que está para ser batizado.
  • Imersão: quem estiver para ser batizado deverá mergulhar na água.