Oração de Cosme e Damião

Oração de Cosme e Damião

Confira a história destes dois santos e veja uma oração para São Cosme e Damião. | Imagem: Reprodução

Cosme e Damião são dois santos gêmeos que são venerados em várias religiões, inclusive a Católica e a Umbanda. Eles morreram por volta do ano 300 d.C e lhe são atribuídos vários milagres. Segundo a crença, eles foram médicos e justamente por não cobrarem nada pelo seu trabalho, lhes foi atribuída a santidade.

Biografia

A história de Cosme e Damião não possui muitas fontes. Há alguns relatos que afirmam que eles tenham nascido na Arábia no século III, pertencendo a uma família de cristãos nobres e que seus nomes verdadeiros eram Passio e Acta.

Um deles teria estudado farmácia e o outro medicina na Síria. Quando se formaram, partiram para a região da Egéia, onde colocaram em prática os seus conhecimentos. Como dito anteriormente, eles ficaram conhecidos por não cobrarem nada das pessoas das quais tratavam as doenças. Eles diziam que “curavam as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder”.

Mas não foi apenas na Egéia que eles exerceram a medicina e farmácia. Na Síria e na Ásia Menor eles também fizeram a mesma coisa, sempre sem cobrar nenhum centavo. Foi esse ato de trabalhar curando as pessoas de graça que lhes deu o apelido de “anárgiros” que significa “inimigos do dinheiro”.

Apesar de terem sido martirizados na Síria, até hoje é desconhecido o modo como eles morreram. O que se sabe é que eles foram trucidados e perseguidos pelo Imperador Romano Diocleciano. Após isso, vários fieis e pessoas que admiravam o que eles faziam, levaram seus corpos em direção à Roma.

O sepultamento foi feito no maior templo que já fizeram para eles até os dias de hoje, que foi construído pelo Papa Félix IV, em Roma. Atualmente, eles são celebrados pela Igreja Católica todo 26 de setembro. Nas outras religiões em que são venerados, essa data pode mudar.

Oração de Cosme e Damião

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila.

Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, rogai por nós. Ouça minha oração. Amém!