Oração de Ave Maria – Aprenda a prece à mãe de Jesus

Oração de Ave Maria - Aprenda a prece à mãe de Jesus

A oração de Ave Maria é a prece mais conhecida para a mãe de Jesus. Veja um pouco de sua história e também aprenda a fazer esta bela reza. | Imagem: Reprodução

A mãe do Salvador

Quando fala-se em “Maria”, um nome considerado tão comum, é perceptível que essa popularização aconteceu por “culpa” do seu marco na história dos cristãos. Maria, a conhecida e venerada mãe do filho de Deus, é amada pelos religiosos que reconhecem sua importância e admiram sua história, apesar dela não ser tão citada na Bíblia.

Acredita-se (pelo que foi contado na Bíblia) que aos 12 anos, quando estava noiva de José – aguardando seu casamento, Maria recebeu uma visita do anjo Gabriel, dizendo que Deus havia escolhido ela para ser a mãe de Seu filho. Este fato é conhecido como a anunciação. Foi o dia em que, por meio de um milagre concebido pelo Espírito Santo, a Virgem Maria soube que carregaria em seu ventre um garoto chamado Jesus, que desempenharia um grande papel para a humanidade. Seu futuro marido não compreendeu o que estava acontecendo de início e acabou afastando-se de Maria, porém acabou tendo um sonho em que um anjo lhe revelou a vontade de Deus e finalmente entendeu, decidindo aceitá-la como esposa. Então ela casou com José e, mesmo grávida, viajou com ele até Belém, onde Jesus viria a nascer quase um ano depois da anunciação.

É mais conhecida como Santa Maria, Virgem Maria, Mãe Maria, Nossa Senhora, Maria de Nazaré, Santíssima Virgem Maria e Mãe de Deus. E esteve presente nos momentos mais importantes da vida de seu filho, chegando até a ser considerada a primeira adepta ao cristianismo.

A oração

Diante do seu importante papel na vida de seu filho, Jesus, Maria conquistou admiradores com o passar dos anos. Em sua maioria, cristãos da Igreja Católica, que a veneram – diferente dos protestantes, que defendem que não devemos venerar ninguém que não seja Jesus ou seu Pai.

Maria tornou-se uma figura “comum” para a Arte, muitos artistas a retrataram em pinturas ou esculturas, mas também foram compostas muitas músicas para a mãe de Cristo. No meio de músicas e orações, está a principal: Ave Maria. Foi baseada no cântico Magnificat, registrado no Evangelho de Lucas. Soa como uma prece e é a mais conhecida entre tantas orações dedicadas à ela.

Oração de Ave Maria

Ave Maria cheia de graça
O Senhor é convosco,
Bendita sois Vós entre as mulheres,
E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.
Amém!