Oração à São Cristóvão

Oração à São Cristóvão

Oração à São Cristóvão, o santo que carregou Jesus no ombro. | Imagem: Reprodução

Considerado santo pela igreja católica e ortodoxa, São Cristóvão foi um mártir que viveu no século três provavelmente em alguma região da Síria. No calendário católico o seu dia é comemorado em 25 de julho, enquanto a igreja ortodoxa celebra a memória deste grande santo no dia 9 de maio. Considerado pelos católicos como o padroeiro dos motoristas e dos viajantes, várias igrejas no mundo inteiro fazem devoção ao santo e pedem a ele bênçãos e proteção para todos os motoristas. É comum que os padres abençoem carros e chaves no dia deste santo. Apesar de ser um dos santos mais famosos na igreja, sua história não é bem conhecida.

Lenda de São Cristóvão

O verdadeiro nome de Cristóvão era Reprobus. Ele era um homem grande e extremamente forte, filho de um rei pagão, portanto, ele possuía tudo o que desejava. Insatisfeito com sua vida, decidiu que dali em diante ele serviria apenas o mais poderoso. Inicialmente ele começou a servir um homem que alegava ser o próprio satanás, mas ele não acreditava nas palavras do homem, e começou a suspeitar que nem ele nem satanás eram os mais poderosos do mundo, pois o primeiro tremia ao ouvir o nome do diabo, enquanto o segundo tremia ao ver uma cruz. Foi então que um eremita o encontrou, o batizou e educou de acordo com a fé cristã. Ele então aceitou que Deus era o mais poderoso e jurou servir a ele. Por ser muito orgulhoso, recusou-se a rezar e jejuar para Jesus, mas aceitou a tarefa de ajudar pessoas a atravessarem um rio perigoso, onde muitos morriam ao tentar realizar a travessia.

Um dia apareceu uma criança pedindo a Reprobus que o ajudasse a atravessar o rio. À medida que ia andando pelo rio com a criança em suas costas, Cristóvão ia sentindo a criança ficar cada vez mais pesada. Até que chegou um momento em que ele sentia como se o peso do mundo inteiro estivesse sob seus ombros. Após a travessia o garoto revelou para Reprobus: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”. E então Jesus ordenou que Reprobus fixasse seu bastão no chão, e na manhã seguinte apareceu uma palmeira exuberante, exatamente no local que o bastão tocou. Este milagre acabou convertendo muitas pessoas, o que despertou a fúria do rei da região, que mandou prenderem e decapitarem Reprobus. Ele foi beatificado e recebeu o nome de São Cristóvão, que significa “aquele que carrega a Cristo”.

Oração à São Cristóvão

São Cristóvão, proteja-me durante esta viagem, para que eu chegue ao meu destino sem nenhum problema. Peça a Deus que me dê vigilância e firmeza ao volante, e que proteja também os que estão viajando comigo. Ajudai os demais motoristas a dirigirem com prudência para evitar acidentes nas estradas e a morte de inocentes. Amém.