Oração à Santa Bárbara

Oração à Santa Bárbara

Aprenda uma linda oração à Santa Bárbara | Imagem: Reprodução

Reverenciada tanto na Igreja Ortodoxa, como na Católica Romana, Santa Bárbara é uma santa cristã, invocada popularmente no Brasil como uma protetora de raios, trovões e tempestades. Seu dia é comemorado no dia 4 de dezembro de todo ano.

História

Segundo as tradições da religião católica, Santa Bárbara foi uma mulher nascida no final do século III na cidade de Nicomédia, onde fica a atual Izmit, na Turquia. Ela era a filha única de Dióscoro, um homem  muito nobre e rico da cidade.

Como era sua primogênita e única filha, Dióscoro queria deixá-la longe da corrupção que havia na sociedade daquela época. Por conta disso, ele trancou-a em uma torre durante vários anos. Como era muito bonita e vinha de uma família rica, o que não lhe faltavam era pretendentes de casamento, entretanto, ela nunca aceitou nenhum deles.

Questionado sobre esse comportamento da filha, Dióscoro deduziu que as desfeitas que Bárbara estava dando eram por conta dos anos que passou trancada na torre. Então ele decidiu deixá-la visitar a cidade. Durante o passeio, ela conheceu alguns cristãos, que lhe falaram sobre o que Jesus pregava e sobre os mistérios da Santíssima Trindade. Algum tempo depois, ela foi batizada por um padre vindo de Alexandria.

Um certo dia, Dióscoro decidiu construir uma casa de banho para Bárbara, que possuía duas janelas. Depois de um tempo, ele precisou fazer uma longa viagem. Enquanto ele estava por fora, ela pediu que fosse feita mais uma janela na casa de banho. Além disso, ela esculpiu um crucifixo na fonte. Quando seu pai chegou, percebeu que agora haviam três janelas. Quando perguntou a filha o motivo daquilo, ela respondeu que era fruto de sua fé. Com isso, Dióscoro ficou super irritado, por ela não crer nos Deuses do Olimpo que eram venerados naquela época.

Com isso, seu pai denunciou-a ao Prefeito Martiniano, que ordenou que ela fosse torturada, com o intuito de fazê-la mudar de ideia, o que não aconteceu. Sendo assim, a única alternativa foi condená-la à morte.

Enquanto era torturada em praça pública, uma jovem chamada Juliana, que também era cristã, denunciou os nomes dos carrascos e foi condenada à mesma sentença que Bárbara: morte por degolação. Segundo os católicos, as duas foram levadas pelas ruas da cidade entre os gritos de raiva da multidão. Segundo a lenda, os seios de Bárbara foram cortados e posteriormente foi degolada pelo seu próprio pai. Quando sua cabeça caiu ao chão, os céus tremeram e um imenso trovão estrondou sob ele, fazendo um relâmpago flamejar pelos céus e em seguida o corpo de Dióscoro caiu morto no chão.

Atribuições

Santa Bárbara é conhecida como:

  • Protetora das tempestades e relâmpagos;
  • Padroeira dos mineiros;
  • Padroeira dos artilheiros;
  • Padroeira de todos que trabalham com fogo.

Oração à Santa Bárbara

“Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Santa Bárbara, rogai por nós.”