Oração à Santa Ana

Oração à Santa Ana

Oração à Santa Ana | Foto: Reprodução

Santa Ana, segundo a Igreja Católica, foi a mãe da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Também conhecida como Sant’Ana (nome que veio do hebraico e significa “graça”), ela tinha um marido, chamado Joaquim, que pertencia à família do Rei Davi. Eles moravam em Jerusalém, onde naquela época ficava a piscina de Betesda.

Joaquim, seu esposo, havia sido censurado por um sacerdote, pois nunca havia tido um filho, até porque Sant’Ana era estéril e possuía uma idade bastante avançada. Com muita fé e confiança no poder divino, ele foi para o deserto, onde fez penitências e rezou desesperadamente. Foi aí que um anjo apareceu, e disse-lhe que Deus estava escutando suas preces.

Após isso, ele voltou para sua casa e pouco tempo depois, Ana descobriu que estava grávida. Por conta da paciência e fé que os dois tiveram, mesmo sabendo da esterilidade, Deus os abençoou, dando-lhe de presente sua primeira filha, que viria a ser a mãe do Salvador.

Foi no dia 8 de setembro (mais precisamente, um sábado), do ano 20 a.C, que Santa Ana deu a luz à sua primeira filha, a qual deu o nome de Miriam (que também vem do hebraico e significa “Senhora da Luz”), que ao ser passado para o latim virou Maria. Quando completou três anos de idade, ela foi oferecida ao Templo de Jerusalém, onde ficou até completar doze anos.

O Culto

Santa Ana é cultuada desde a antiguidade no Oriente. No Ocidente, sua devoção é datada desde o século VIII, quando suas relíquias foram levadas para Constantinopla, e de lá para várias igrejas ocidentais.

Mas foi no ano de 1378, que o seu culto foi oficializado pelo Papa Urbano IV. Alguns anos mais tarde, o Papa Gregório XIII reservou o dia 26 de julho como dia de comemoração à Sant’Ana. Atualmente, ela é venerada pelas seguintes Igrejas:

  • Católica Romana;
  • Ortodoxa;
  • Anglicana;
  • Umbanda.

Oração à Santa Ana

Senhora Sant’Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família. Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS  deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou. E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo. Ouça minha oração. Amém.