, ,

Oque é Ser Empreendedor? Como se tornar um? Qual o perfil?

Empreendedorismo

Para entender o empreendedorismo, é preciso compreender esses três fatores:

  1. Capacidade de empreender: é a capacidade de buscar alternativas e soluções novas em um determinado ramo e de tomar a iniciativa para executá-la.
  2. Processo de gerir empreendimentos: trata-se de um conjunto de métodos, práticas e instrumentos relacionados à criação e gerenciamento de novas empresas.
  3. Movimento social: um movimento direcionado à criação de renda e empregos, recebendo incentivos e diferentes tipos de instituições e governos.

Sabendo disso, podemos concluir que o empreendedorismo é o fator principal para um desenvolvimento social e econômico satisfatórios em qualquer país ou nação. O papel do empreendedor é analisar e identificar uma oportunidade, agarrá-la e buscar formas e recursos para transformá-la em algo lucrativo.

Características Básicas do Empreendedor

Empreendedor
  • Iniciativa: um empreendedor não fica esperando que terceiros (governo, parentes, empregadores…) resolvam os seus problemas. Eles correm atrás e procuram entrar em ação em busca de uma solução.
  • Controle: ele sabe que para a realização de algo, ele não depende de forças externas, sob as quais ele não possui nenhum controle. Ele se vê como o responsável por todos os seus atos e como o único fator que pode lhe levar à realização de seus objetivos e em seguida o sucesso.
  • Otimismo: essa característica é muitas vezes confundida com pessoas sonhadoras e/ou iludidas. Muito pelo contrário, ele acredita em todas as possibilidades que o meio oferece e as agarra, usando-as como forma de solucionar seus problemas.
  • Autoconfiança: o empreendedor acredita nele mesmo acima de qualquer coisa. Caso ele não acreditasse, nunca conseguiria tomar a inciativa, que é o primeiro passo do empreendedorismo. Ele adora desafios e gosta de ousar, sendo capaz de realizar algo que ninguém jamais teria pensado ou feito anteriormente.
  • Sem medo: apesar de fazer tudo que é possível para não fracassar no que realiza, ele não é atormentado pelo medo do fracasso. Pessoas que possuem esse medo, não tem coragem de tomar nenhuma inciativa, o que as torna paralisadas.
  • Decisão: o empreendedor toma suas próprias decisões e se responsabiliza pelas consequências das mesmas.
  • Voltado para a equipe: para empreender, é preciso criar uma equipe, gerenciá-la, acreditar nas pessoas e obter resultados das mesmas, mas sempre com bom senso.
  • Persistência: de nada adianta ter todas essas características se não for persistente. O empreendedor tem que aprender a lidar com os erros como uma forma de aprendizado e tentar novamente, procurando sempre aprimorar os seus conhecimentos e consertar as falhas que o levaram ao erro.