Oktoberfest – história e fotos da festa

Informaçõe sobre a Oktoberfest:

Oktoberfest é um festival de cerveja originário da Alemanha. A primeira celebração correu em 1810 em Munique. Nela comemorou-se o casamento do príncipe herdeiro Luís com a princesa Teresa de Saxe-Hildburgheusen.

A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, baptizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique.

O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.

O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.

Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros.

Aqui no Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz/RS, Igrejinha/RS, entre outras cidades.

Fotos de Oktoberfests ocorridas no Brasil: