O que é o Protocolo de Quioto?Informações

protocolo de kyoto

O que é o protocolo de Kyoto?

O Protocolo de Kyoto é um contrato assinado por vários países (Alemanha, Austrália, Áustria, Belarus, Bélgica, Bulgária, Canadá, Comunidade Européia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, República Tcheca, Romênia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia) que visa a diminuição da emissão de CO2. Tal gás é o principal poluente e um dos que mais contribui para o efeito estufa, fenômeno natural que vem aumentando a temperatura do planeta terra.

O contrato foi aberto para assinaturas em 11 de dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999.

Como você pôde ver na lista de países que fazem parte do acordo logo acima, alguns países da Europa e da América não assinaram o contrato, sendo que entre eles estão os maiores poluentes do mundo, como por exemplo os EUA.

Nos últimos dias está ocorrendo outra conferência, o COP15, em Copenhague, Dinamarca, e que visa diminuir ainda mais a emissão destes gases poluentes pelos integrantes do Protocolo de Kyoto e também dos países que não assinaram.

Vale lembrar ainda que o protocolo de Quioto expira agora em 2010.

A ONU já começou a se movimentar para aumentar a validade do contrato e assim “dar um pouco mais de tempo para o mundo respirar um ar um pouco menos poluído”.