O que é Glaucoma?

Olho saudável e olho com glaucomaÉ uma doença causada por pressão ocular alta, que afeta o nervo óptico. Se não for tratado adequadamente, leva à cegueira.

Não há uma causa definida para que a pressão ocular aumente, mas o que ocorre é que há um acúmulo do humor aquoso, um líquido produzido de maneira contínua na parte dianteira do olho, e drenado para fora do olho por um sistema que fica no ângulo do encontro da íris com a córnea. Se esse sistema falha, nem todo o líquido é filtrado e então a pressão aumenta.

Problemas de visãoA pressão intraocular elevada destrói as células do nervo óptico, causando “pontos cegos” no campo visual, normalmente, no campo visual periférico (capacidade de perceber movimentos e objetos ao nosso redor) em primeiro lugar e, em outros estágios, na visão central (a que se usa para ler, por exemplo).  A perda visual é irreversível, pois, se as células morrem, ainda não há maneira de substituí-las.

Há vários tipos de glaucoma e as causas são indefinidas na maior parte dos casos, porém, o de maior incidência, é o glaucoma crônico simples, ou glaucoma de ângulo aberto, que atinge cerca de oitenta por cento dos casos, ocorrendo principalmente em pessoas com mais de quarenta anos. Devido às alterações citológicas e/ou anatômicas que podem acontecer com o passar do tempo, o humor aquoso é impedido de sair livremente, fazendo com que a pressão intraocular aumente.

Fontes de informações:

http://www.ibc.gov.br/

http://boasaude.uol.com.br

http://www.bancodesaude.com.br