O que é depressão?

É uma desordem psiquiátrica, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor. É uma doença comum, mas de difícil diagnóstico, que perturba muito a rotina de uma pessoa. A dificuldade em identificá-la se dá porque seus sintomas parecem com tristeza ou apatia, chegando a ser confundidos, por alguns desinformados, com preguiça, irresponsabilidade ou falha de caráter.

Quadro de Van Gogh

Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890 de um homem que emblematiza o desespero e falta de esperança sentida na depressão

Na depressão a Dopamina e Serotonina (neurotransmissores ligados ao estado afetivo) e outras substâncias químicas como a Noradrenalina, Ácido gama-aminobutírico e Aceticolina ficam alterados, desorganizando o estado de humor, as emoções, capacidade mentais e o bem estar geral do organismo.

  • Dopamina: Associada à sensação de euforia, entusiasmo e prazer regula o controle do movimento, da percepção e da motivação.
  • Serotonina: Relacionada a sentimentos de bem-estar ou mal-estar regula o humor, sono, atividade sexual, apetite, ritmo cardíaco, funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas.

Você pode ter ideia do que acontece com a vida de uma pessoa estando com algumas ou várias dessas importantes funções alteradas!

Fontes de informações:

www.drauziovarella.com.br

www.espacovidaclinica.com.br

www.copacabanarunners.net

dramarilenecosta.site.med.br