O que é bulimia? Quais os sintomas desta doença?

Photobucket

A mídia tem grande influência sobre o pensamento das pessoas. Principalmente os jovens levam muito a sério o que é passado por revistas, tv e internet.

Um dos campos que mais tem confundido a cabeça dos mais novos diz respeito a aparência física. Ultimamente tem-se valorizado muito pessoas com corpos esculturais. Isto tem aumentado drasticamente os casos de transtornos alimentares, pois as pessoas, em geral meninas, desejam de “corpo e alma” terem o corpo da modelo X ou da atriz Y.

Um destes transtornos alimentares chama-se bulimia (leia aqui também sobre anorexia).

Muita gente acha que bulimia é apenas o ato de autoinduzir o vômito após as refeições, mas esta doença agrega vários outros hábitos.

Quem sofre de bulimia normalmente é uma pessoa ansiosa. Ela come de maneira compulsiva, ingerido altas quantidades de alimentos, na maioria das vezes muito calóricos (como doces, frituras, chocolates etc) e no final, para compensar, ela induz a perda destas calorias, seja através do vômito induzido, do uso de laxantes, diuréticos ou de exercícios físicos extenuantes.

Outro sintoma de alguém que sofre de bulimia é o medo de comer em público. A pessoa come muitas vezes escondida, com medo da reprovação alheia acerca de seus hábitos alimentares.

Quem tem este transtorno geralmente fica com sua garganta inflamada, vomita sangue, sente dores musculares, fica com a face inchada e/ou desenvolve cáries.

A origem desta doença pode ser psicológica, cultural ou familiar.

Cabe aos pais das adolescentes observarem os hábitos alimentares de seus filhos e caso perceba algum indício de transtorno alimentar levá-lo a um psicólogo.

Fontes de informações:

Livro “Mente Positiva” do Dr. Júlian Melgosa.

Site http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?139