O que é a síndrome do encarceramento?

Síndrome foi retratada no filme O Escafandro e a Borboleta Nesses novos tempos que vivemos, é comum ouvir falar em doenças relacionadas ao estresse ou a algumas situações que vivemos como assalto, violência ou o próprio cotidiano. São as síndromes: Síndrome do Pânico, Síndrome do Ninho Vazio, Síndrome disso, Síndrome daquilo.

Mas você já ouviu falar da Síndrome de Encarceramento? Ela é rara, mas pode acometer qualquer pessoa que tenha passado por algum trauma que possa ter danificado uma área específica do cérebro, como pancadas, excesso de medicação e principalmente AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais).

Caracteriza-se pela ausência de movimentos em todo o corpo, com exceção dos olhos, mas que mantém as atividades cerebrais normais, por esse motivo, a pessoa vê, ouve, senti cheiros, tem todas as lembranças de tudo o que ocorreu antes de ser hospitalizada, reconhece pessoas e fatos, e o pior, sente todas as dores, mas não consegue esboçar qualquer reação. É como se você fosse prisioneiro de seu próprio corpo.

Muitos pacientes com esta doença usam os olhos para se comunicar, algo como uma linguagem em códigos que o paciente, os médicos e familiares desenvolvem juntos, como uma piscada para “sim” e duas para “não”, dentre outros. Alguns conseguem até ir mais longe, como o ex-editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby, que com os olhos ditou um livro falando do drama que vivia.

Geralmente os médicos demoram a perceber que a pessoa está com a síndrome, pois acreditam que a pessoas esteja mesmo é em coma. A recuperação é possível, como aconteceu com Kate Allatt, uma britânica que desenvolveu a síndrome após passar por um AVC, mas o caso dela é uma infelizmente não é tão comum.

Fontes de informações

pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_do_encarceramento

cyberneuro.net/lockedin.htm

g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/britanica-relata-luta-contra-sindrome-de-encarceramento-apos-derrame.html

noticias.r7.com/saude/noticias/tres-em-cada-quatro-portadores-da-sindrome-do-encarceramento-sao-felizes-20110224.html