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Modelos de propostas comerciais e de prestação de serviço

Feche negócios utilizando nossas propostas comerciais

Um dos passos essenciais para quem deseja vencer a concorrência e prestar certo serviço à uma empresa, é enviar à mesma uma boa proposta comercial.

Para que esta proposta seja apreciada de forma interessada, ela deve ser elaborada com cuidado e seguir certas regras, que a tornarão mais atrativa, indo ao encontro do que o possível cliente deseja.

Embora o prestador de serviço sempre procure oferecer o que sabe fazer de melhor, nem sempre é exatamente o que o cliente necessita naquele momento. De qualquer forma, além de sua principal atividade, sempre é importante que a empresa prestadora de serviços cite também outras de suas atividades, outros produtos oferecidos. Assim, o cliente pode não optar por um mas por outros serviços dessa empresa, ou, melhor ainda, por vários!

Então, esta é a primeira dica para elaborar a proposta: preste muita atenção ao que o cliente deseja, o que ele necessita e elabore sua proposta de modo claro e objetivo, sem esquecer os produtos e serviços complementares que poderão ser oferecidos também.

Como deve ser uma boa proposta comercial?

PREENCHIMENTO DA PROPOSTA NA PLANILHA EXCEL: (download da planilha)

  • Cabeçalho: Na parte superior, os dados da sua empresa (Nome fantasia, Razão Social, Endereço, CNPJ e Inscrição Estadual) devem ser preenchidos.
  • Identificação do cliente: No segundo campo, o nome do cliente ou identificação da obra, seguido da data, endereço, cidade e estado, devem ser preenchidos.
  • Título do Orçamento: Nesse campo, deve-se identificar o que está sendo orçado. Por exemplo: “residência de 00m²”, reforma, ampliação ou serviços extras.
  • IMPORTANTE: Procure sempre identificar a obra e, principalmente, serviços extras I, II ou III.
  • Descrição do serviço:
    • Item: preenchido com um número em sequência, facilita as conversas sobre o orçamento;
    • Descrição: deve-se preencher a descrição de cada serviço que será executado, um serviço em cada linha.
    • Qtd: aqui, consta a quantidade do serviço descrito a ser executado.
    • Un.:  A unidade correspondente à quantidade preenchida (m, m², un, pç, etc.).
    • Valor unit.:  Este é o preço de cada unidade preenchida na linha, como valor do m² de colocação de piso cerâmico ou m² de parede.
    • Total: O valor total orçado é calculado e preenchido automaticamente.
  • Finalização: O valor total da proposta é calculado e preenchido automaticamente pelo programa. Depois disso, basta preencher o prazo de execução (dias ou meses), forma de pagamento, condições (entrada + parcelas quinzenais, parcelas mensais ou medições) e também é necessário descrever os itens que não estão incluídos no orçamento (para evitar qualquer tipo de falha).
  • Nome e assinatura finalizam a planilha.

Dicas sobre a proposta

  • Antes de tudo, a proposta de prestação de serviços deve ser bastante objetiva, ir direto ao ponto e deve ter um toque profissional, para chamar a atenção do cliente e ser apreciada com consideração total.
  • Também muito importante na elaboração da proposta, é o acerto do preço. Depois do conteúdo da proposta, a outra tarefa essencial é cobrar o valor correto pelo serviço, já que isto tem um peso grande para a empresa contratante e pode ser fundamental para a diminuição da concorrência. Portanto, não exagere nas “gordurinhas” e também não esqueça de incluir impostos, despesas e o lucro desejado.
  • Geralmente, os prestadores de serviços pecam com o tempo de execução do serviço prometido. Este quesito exige cuidado, já que, se o projeto gastar mais tempo do que o planejado, o cliente trará menos rentabilidade à empresa, assim como, se o prestador exagerar na carga horária, o projeto torna-se pesado para o cliente.

Veja um modelo de proposta comercial ou de prestação de serviços

Para: (destinatário – empresa se for o caso)
Atenção a: (se aplicável, nome do destinatário)
Assunto: Proposta de Prestação de Serviços

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