,

Modelos de cardápio para restaurante

A importância do cardápio

Quem decide abrir um restaurante sabe que o setor possuir muitas dificuldades em relação aos demais. Primeiramente, eles devem cumprir uma série de normas de limpeza e organização ditadas pela vigilância sanitária. Além disso, não é nada fácil trabalhar com alimentos, principalmente quando servimos eles a alguém. Diferentemente de outros ramos do comércio, como lojas de roupas, onde é possível provar várias peças e escolher apenas uma, nos restaurantes não existe essa possibilidade. É por conta disso e de outros fatores, que o cardápio é importante. Se ele for bem elaborado, mantém o cliente no estabelecimento, desde a entrada até a sobremesa, evitando que ele entre, peça só uma água e retire-se.

Dicas importantes

É por esses e outros motivos que o cardápio de um restaurante deve ser bem estudado antes de ser feito. É preciso analisar uma série de fatores importantes antes de começar a fazê-lo. Confira abaixo algumas dicas importantes na hora de pensar no seu cardápio.

  • Se existir alguma receita que sua família carrega há anos, especifique isso no cardápio. Os clientes com certeza ficarão atraídos por tal prato, pois a maioria preza pela tradição.
  • Quando for colocar os preços, evite colocar cifrões e vírgulas para separar os centavos. Prefira valores fechados, sem quebras, como R$ 14,56. Valores desse tipo poluem o menu e afastam o cliente. Coloque números como 20, 56, 12. Não se sabe ao certo porque dá certo, mas foi comprovado que dá. Um modelo de cardápio que segue esse padrão é o do Restaurante Pérgula do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Clique aqui e confira.
  • A aparência também é um ponto super importante a ser analisado. Alguns especialistas e engenheiros de cardápios afirmam que um cardápio deve possuir o design semelhante ao de jornais e revistas, com o mesmo jogo de fontes, tamanhos e disposição das imagens. Quanto às cores, evite usar o roxo e o cinza, que tiram o apetite. As mais indicadas são as cores que remetem à comida, como amarelo, vermelho, verde, entre outras.

Modelos

 

Cardápio de Restaurante

 

 

Cardápio de Restaurante

 

 

Cardápio de Restaurante

 

 

Cardápio de Restaurante

 

 

Cardápio de Restaurante