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Modelo pronto de Carta de Reclamação

ReclamaçãoComo o próprio nome já diz, a carta de reclamação tem o objetivo de reclamar um problema ocorrido a um determinado destinatário que tenha o poder e dever de resolvê-lo. Por exemplo, se você comprou algum produto na internet, e o mesmo está demorando mais que o normal para chegar. Caso o contato via telefone não dê nenhum resultado, outra alternativa é usar a carta de reclamação. Nela, você irá colocar os antecedentes, para que seja feito uma análise do caso e também o problema que ocorreu.

O discurso deve ser argumentativo, de forma que seja descrito de forma clara e objetiva qual foi o problema, motivo, local e também coloque quais seriam as consequências caso ele não seja resolvido a tempo. Preste bem atenção no que vai escrever, pois todas as evidências do ocorrido devem comprovar que você é quem tem razão. Para tentar agilizar o processo, proponha algumas possíveis soluções.

Estrutura

Uma carta de reclamação não deve ser feita de qualquer jeito. Ela deve ter uma estrutura organizada, que deve conter as seguintes informações:

  • Identificação do remetente (nome completo, endereço, etc.);
  • Identificação do destinatário (nome completo/empresa, endereço, etc.);
  • Data de quando a carta foi escrita;
  • Local de onde a carta foi escrita;
  • Assinatura manual (passa mais confiança e seriedade do que a digital);
  • Anexos e documentos (caso seja necessário colocar algo como prova de que você está certo).

Outra informação importante e que muita gente acaba esquecendo, é que a carta de reclamação deve ser escrita preferencialmente por meio digital. Isso torna a leitura mais fácil, além de ser bem mais formal que um texto feito inteiramente manuscrito.

Modelo Pronto

Está precisando fazer uma carta de reclamação, mas não tem ideia por onde começar?! Siga o modelo que disponibilizamos logo mais abaixo. Basta preencher/substituir com as suas informações e do destinatário. Confira:

_________________________ x _________________________

Remetente:
João da Silva
Rua dos Joaquins, nº 01, Bairro JJ
000-000 Campinas do Sul

Destinatário:

COMPUTERLY, LTDA.
Rua do equívoco, nº 2
0000-000 Campinas do Sul

Campinas do Sul, 29 de Fevereiro de 2009.

Assunto: computador entregue com estragos aparentes
Exmo(s). Senhor (es),
No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.
Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.
Sem mais,

João da Silva.

Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega.