Modelo de Relatório Individual do Aluno

Modelo de Relatório Individual do Aluno

O relatório individual do aluno é um documento cuja finalidade é mostrar o desempenho do discente durante um ano, semestre ou bimestre letivo (variando de acordo com a instituição de ensino). Alguns professores têm dúvidas de como fazê-lo, o que e como avaliar.

Como avaliar?

Avaliar é um processo no qual o educador vai testar se o aluno realmente aprendeu as habilidades desenvolvidas em sala de aula. Ela pode ser feita tanto através de uma prova escrita, como também por meio de um projeto (trabalho), onde sejam colocadas em prática os conceitos que deseja-se avaliar.

Muitos professores sentem muita dificuldade nesses momentos. Alguns acham que a avaliação só é feita no momento da aplicação de uma prova ou outro exercício de importância semelhante. Entretanto, esse processo tem que ser feito aos poucos, analisando o desempenho do aluno em sala de aula, seu interesse em aprender e o mais importante: a participação. Tanto que existem vários colégios, tanto públicos, como particulares, que atribuem uma nota específica para a participação.

Existem várias técnicas avaliativas que aumentam a capacidade de raciocínio, como pesquisas de campo, trabalhos em seminário e resolução de problemas do cotidiano aplicando os conceitos vistos em sala de aula. Tais técnicas aumentam o contato entre aluno/professor, e também a motivação por partes dos educandos.

Relatório Individual do aluno

Antes de começar a fazer o seu relatório, confira algumas dicas super importantes que preparamos logo mais abaixo:

  • Na hora de avaliar o desempenho, foque mais nos avanços do aluno e menos em seus fracassos, registrando em que pontos ele conseguiu progredir;
  • Não esqueça de levar em conta a participação, o relacionamento com os outros alunos, o comparecimento em sala de aula e o comportamento;
  • Relacione todos os dados com os de um relatório anterior.

Modelo

Confira um modelo pronto de Relatório Individual de Aluno. Siga os mesmos passos e verá como é fácil.

CASA ENCANTADA CENTRO DE EDUCAÇÃO – MATERNAL A 1º/9
EDUCAÇÃO INFANTIL – 1º SEMESTRE

EVOLUÇÃO DO (A) ALUNO ( A) NO CONTEXTO ESCOLAR
SARA PEREIRA MARTINS

Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora. Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas . É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.

Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula ). Têm um ótimo comportamento. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. É assídua e pontual.

Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise síntese adequados à sua idade.
Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades. Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.
Faz leitura de palavras, frases e pequenos texto, assim como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora. Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, têm noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.

Professora Luziane Nonato Pereira
Junho de 2009

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Gabriel Oliveira

SiteTwitterFacebook