,

Modelo de press release

O press release, ou mais conhecido apelas como release, é um comunicado feito por uma empresa, pessoa pública ou qualquer instituição, e que é dirigido à imprensa. O objetivo é fornecer informações para a mídia sobre uma determinada pessoa, determinado serviço, acontecimento ou esclarecimento.

Confira abaixo um pequeno modelo de press release que pode ajudar na hora de elaborar um comunicado para imprensa.

Modelo de release

Acme leva os contratos de serviço estendido ao mercado de computadores pessoais

A empresa fornecerá ampliação de garantias de um ou dois anos para hardware de computador; cria-se um novo centro de lucros para revendedores e distribuidores

ANYTOWN, N.Y.; 22 de junho de 1996 – A Acme Corporation apresentou o primeiro programa de contrato de serviço terceirizado cobrindo o conserto ou a substituição de hardware de computadores pessoais para além das garantias originais dos fabricantes.

A Acme, que administra contratos de serviços dos mercados consumidores de aparelhos eletro-eletrônicos e automóveis, leva, agora, a sua experiência nessa área para o segmento de PCs. Três programas independentes fornecem a usuários de computador cobertura ampliada para praticamente tudo, de assistência técnica básica a proteção contra furto para todos os tipos de hardware de computador, inclusive CPUs, monitores, teclados, impressoras a laser e outros equipamentos periféricos.

As garantias estendidas estarão disponíveis exclusivamente através dos distribuidores e revendedores de PCs. A Amalgamated e a divisão de computadores da Zippy Distributing Co., dois distribuidores de produtos para PC líderes de mercado, já concordaram em disponibilizar os contratos de serviço da Acme.

“Nenhuma outra administradora de contratos de serviço jamais teve este tipo de compromisso de trabalhar com o segmento de PCs, que vemos como uma extensão natural de nossos negócios”, diz Ignatz Fusilli, presidente e diretor-executivo da Acme. “Os usuários de computador querem se proteger das altas despesas com conserto e manutenção e os revendedores e distribuidores estão buscando novas oportunidades de receita nesse setor tão competitivo e suscetível a custos. Os contratos de serviço da Acme atendem às necessidades de ambas as partes”.

Cada programa de contratos de serviços da Acme fornece cobertura a peças e mão-de-obra para extensőes de um ou dois anos da garantia original do fabricante. Outros aspectos distintivos incluem acesso gratuito a uma rede nacional de centros de assistência técnica autorizada pela fábrica; serviço de diagnóstico gratuito por telefone para ajudar os usuários a identificar com precisão problemas de hardware e software; e cobertura opcional de “taxa de deslocamento” para poupar ao dono do computador a inconveniência de precisar devolver o produto ao revendedor ou fabricante para reparo.

Para maior flexibilidade, o proprietário do computador pode obter cobertura a qualquer hora, da compra inicial do equipamento até 60 dias antes da data de validade da garantia original do fabricante. Além disso, todo o contrato de serviço Acme é garantido por um apólice de seguro emitida por uma seguradora com avaliação “Excelente” da firma de classificação A.J. West.

A Acme Corporation, sediada em Anytown, Nova York, foi fundada em 1982. Por meio de suas subsidiárias, Acme Serviços de Produtos ao Consumidor e Acme Serviços Automotivos, a empresa administra programas de contratos de serviço para computadores pessoais, produtos eletrônicos, aparelhos elétricos, equipamentos de home office, automóveis e veículos recreativos ao consumidor.

Considerações sobre o press release

Modelo de press release

Foto: Reprodução

O press release é um comunicado que se utiliza das mesmas técnicas de redação de notícias e informações utilizada para a imprensa. O objetivo é escrever de uma forma que atraia a atenção da mídia para aquele comunicado de uma forma geral.

Existem diversos tipos de press release, sendo que este é apenas um modelo mais tradicional. Mas ele pode ser mais curto, mais cumprido, pode conter informações anexadas, pode ter um convite para participar de algum evento, etc.

O press release é um comunicado que deve ser dirigido aos jornalistas com objetivo de subsidiar eles com informações que possam ser relevantes a ponto que eles escrevam uma notícia sobre aquele fato. Para isso, é extremamente importante que o informativo realmente contenha todas as informações necessárias para que o jornalista possa escrever sem ficar em dúvida.

Apesar do press release poder ser escrito por qualquer pessoa, já que todo mundo é livre para mandar um comunicado para a imprensa, existem dois tipos de profissionais que são considerados mais preparados para a redação deste tipo de material: Relações Públicas e próprios jornalistas. Estes profissionais geralmente fazem parte de um setor criado dentro das instituições ou empresas que se chama Assessoria de Imprensa.

Assim como um texto noticioso deve despertar a atenção e a vontade de ler por parte do leitor, ele também deve fazer o mesmo com o jornalista. Por isso, certifique-se de passar o seu recado já nas primeiras frases do texto, deixando o restante do comunicado para um maior aprofundamento.

É importante também que todo o press release, antes de ser enviado para a imprensa ganhe a aprovação de um diretor ou responsável pela empresa ou instituição, afinal de conas todas as informações que saem do privado para o público acabam sendo de domínio universal, e determinadas declarações, quando mal interpretadas, poderão causar problemas para as organizações.

É importante também que o press release seja assinado pela pessoa responsável e conte também com uma forma de contato, para que o jornalista consiga falar com alguém caso tenha alguma dúvida sobre o texto.