Modelo de ofício para pedido de doação


Quando se decide exercer um trabalho social, é possível fazê-lo como indivíduo ou como uma ONG – Organização Não Governamental. Em ambos os casos, independente da causa abraçada, é importante arrecadar fundos para desenvolver os trabalhos e cobrir possíveis emergências. Mas como solicitar ajuda ou doação?

 OFÍCIO PARA PEDIDO DE DOAÇÃO

Ofício nº XXXX/(ano)

Assunto: Solicita Doação

A (nome da entidade), localizada nesta cidade à (informar endereço), é uma entidade sem fins lucrativos que há XX anos atua no (informar área de atuação) e vem solicitar de Vossa Senhoria a doação de (informar a doação solicitada), a qual será grande valia para esta (entidade/associação).

Salientamos, que toda a contribuição será bem-vinda, e desde já agradecemos seu apoio, fundamental para o sucesso deste trabalho.

Na oportunidade, aproveitamos para apresentar a Vossa Senhoria os protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

(assinatura)

(nome completo)

( cargo)

(instituição)

O modelo de ofício pronto acima é excelente para entrar em contato com empresas e pessoas de elevados níveis hierárquicos ou financeiros, pela sua formalidade em abordar o assunto.

Como elaborar o ofício?

É importante que você demonstre consideração pela empresa ou pessoa que está recorrendo em busca de doações para sua causa. Para tanto, esteja bem informado sobre a área do possível doador, o nome de quem realmente é responsável por esse tipo de ação e certifique-se de que ele receberá diretamente seu pedido.

Modelo de ofício para pedido de doação

Imagem: Reprodução

Lembre-se de incluir na carta o quanto a empresa já é importante para a sociedade, e que colaborando como uma ação de cunho social ela ficaria ainda mais popular e bem quista.          Então, mostre por quais motivos sua ONG ou projeto é merecedora da doação, conte o que já foi possível conquistar e o que pretende fazer com a doação para beneficiar a sociedade.

 

Não se esqueça de detalhar no ofício como a doação deve ser feita, qual o valor necessário, e mostre-se grato pela quantia que for doada (mesmo que seja menor do que a solicitada) e pela atenção que lhe é dada.

Seja o mais convincente possível!

A credibilidade é essencial para ser bem sucedido em conseguir doações para a ONG ou projeto. Assim, seja transparente e transcreva quais são os gastos atuais mensais, quanto geralmente angariam e por quais motivos se faz necessário maior fluxo de doações. Acrescente também quais benefícios já trouxeram para a comunidade em que estão localizados, ou para os que receberam ajuda da ONG diretamente. Conte 2 ou 3 histórias mais comoventes sobre as conquistas e convença-o de que esse trabalho é fundamental para melhoria da sociedade, e que para prosseguir as doações são vitais.

Outro ponto que transmite credibilidade e permite até mesmo que a pessoa tenha vontade de fazer novas doações no futuro é convidá-la para conhecer a instituição, sua localização e o que está sendo feito. No pedido de doação deixe endereço e telefones sempre atualizados para que ela possa entrar em contato e até mesmo fazer uma visita. Ao ver a beleza de seu trabalho social, certamente a vontade de ajudar será muito maior!