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Modelo de comunicado de perda de cartão de crédito

Cartões de Crédito

A primeira coisa a fazer quando perdemos um cartão de crédito é comunicar à operadora que o administra. Isso pode ser feito através de vários canais, como telefone ou até mesmo por um comunicado enviado via email ou fax, para que seja efetuado o cancelamento do mesmo, evitando que outra pessoa use-o. Nesse artigo, disponibilizamos um modelo desse tipo de comunicado. Mas antes de usá-lo, confira algumas dicas importantes que podem te livrar de muitas dores de cabeça.

Dicas na hora de usar o cartão de crédito

  • Nos cartões que possuem uma senha numérica, o banco geralmente a envia através dos correios. Assim que recebê-la, memorize e em seguida destrua o papel.
  • Nunca, em hipótese alguma, anote a sua senha em um papel que fique sempre junto do cartão. Caso você sofra um assalto ou perca a carteira, sua conta bancária estará aberta a quem quiser usufruí-la. Senhas devem ficar guardadas apenas em um lugar: no seu cérebro!
  • Na hora de escolher a senha (se for o caso), evite sequências em ordem e fáceis de adivinhar (como 1, 2, 3, 4). Evite também colocar datas de nascimento (tanto sua quanto dos seus familiares).
  • Nenhum banco solicita o cartão ao cliente. Caso isso aconteça, desconfie imediatamente e procure outro funcionário e peça informações se o procedimento está correto.
  • Quando for usar o cartão em estabelecimentos ou até mesmo em caixas eletrônicos, ponha-se em frente ao aparelho (maquineta ou caixa), para que curiosos não vejam sua senha. Fique atento também à estranhos que se aproximam para pedir ou dar informações nesses lugares.
  • Se você perdeu o cartão e está entrando em contato com a administradora, anote todos os dados que vão te passar, principalmente o protocolo de atendimento, que é onde está todo o registro da sua solicitação.

Modelo

Confira um modelo de comunicado de perda de cartão de crédito logo mais abaixo.

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À
(nome da operadora do cartão)

Ref:
Comunicado de Perda de Cartão de Crédito.

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), vem informar que no dia (data), teve seu cartão de crédito extraviado, não mais recuperando o mesmo.

Assim, venho através da presente informar sobre o ocorrido a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias para o cancelamento do cartão e estorno de eventuais gastos realizados após a data do extravio.

Sendo o que se apresenta,

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)