,

Modelo de carta de solicitação de crédito a bancos

Carta de solicitação de créditoQuando uma empresa ou até mesmo uma pessoa física necessita solicitar um empréstimo a um banco, a primeira coisa a fazer é enviar uma carta de solicitação de crédito. A partir desse documento, você deverá convencer a entidade de que a empresa possui recursos o suficiente para arcar com as parcelas do financiamento, necessitando de provas reais disso. Em alguns casos, o banco solicitará uma garantia, que pode ser através de fiança, aval, penhor, entre outros meios.

O procedimento é bem mais fácil quando se já é cliente do banco ou se a empresa possui mais de um ano de existência. Do contrário, será necessário persuadir ao máximo, mostrando que aquele dinheiro que eles te emprestarão trará um retorno real em um determinado prazo de tempo delimitado na carta.

Se a empresa ou indivíduo possui o nome limpo em entidades de proteção ao crédito (como por exemplo, SPC e SERASA), isso já se torna um meio facilitador para que seja disponibilizado o crédito que está sendo solicitado.

Se você pretende fazer uma solicitação de crédito ao seu banco, mas não tem a mínima ideia de como fazer a carta necessária, confira o modelo que disponibilizamos logo mais abaixo. Entretanto, antes de começar a fazê-la, preste bastante atenção nas dicas a seguir:

Dicas

  • Avalie bem a quantidade de dinheiro que você irá pedir, relacionando com o seu faturamento ou o da empresa (se for o caso), para que as parcelas sejam pagas sem muito esforço e sem comprometer outros bens/serviços.
  • Faça uma pesquisa para saber qual o banco possui as menores taxas de juros. Na maioria das vezes, os particulares possuem taxas bem maiores que os públicos.
  • Faça uma simulação no site do banco, ou até mesmo pessoalmente no atendimento. Essa última alternativa é a mais viável, pois o funcionário que lhe atender esclarecerá todas as suas dúvidas a respeito do financiamento.

Modelo de carta de solicitação de crédito

______________________________________________________

 

Para:

Atenção a:

De:

Assunto: solicitação de crédito

 

Prezados senhores (as), em virtude do grande desenvolvimento do mercado (especificar área de atuação da empresa) e do aumento da demanda por nossos produtos, não estamos conseguindo atender aos pedidos numerosos e urgentes, uma vez que nossa produção ainda é pequena.

Para que possamos produzir maior quantidade e satisfazer a todos os compradores, precisamos ampliar nossa indústria, adquirindo novas máquinas e aumentando nosso quadro de funcionários.

Assim sendo, precisamos de um financiamento de (informe a quantia desejada), para que possamos cobrir os encargos a serem assumidos, cujos resultados reverterão em benefício de nossa cidade.

 

No aguardo de uma resposta favorável, apresentamos-lhes,

 

Cordiais saudações,

 

 

Nome

Cargo