,

Modelo de carta de justificativa

Pode lhe acontecer de ser acometido por um imprevisto – um mal estar repentino ou perda de um ente querido – até mesmo algo que já era previsto como aquele exame de rotina. Talvez isso aconteça durante o horário de trabalho, e você necessite se ausentar por algumas horas ou dias. Como se justificar de maneira formal?

MODELO DE CARTA DE JUSTIFICATIVA

À
(empresa ou instituição)
(departamento responsável)

Ref.: Justificativa de Falta

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), matrícula nº (informar se for o caso), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhora informar que, conforme Atestado Médico anexo, estive internado por problemas de saúde durante todo o dia de ontem, razão pela qual foi impossibilitado de comparecer para desempenho de minhas funções (ou acompanhar as aulas).

Requer, portanto, o abono da falta, visto que a mesma ocorreu por motivo de força maior.

Termos em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

O modelo de carta de justificativa acima foi elaborado para auxiliar o funcionário ou estudante que precisou ou precisará se ausentar de suas obrigações profissionais ou estudantis. (Copie a carta modelo para o Word ou Bloco de Notas e preencha com seus dados).

Carta de Justificativa – Como elaborar?

Embora o modelo acima seja bastante explicativo, é importante estar atento para preenchê-lo de forma correta. Escreva a carta de modo formal, com seu nome completo, endereço, os mesmos dados do destinatário e o conteúdo explicando o motivo de sua ausência. A data em que a carta foi escrita também é um dado fundamental para a credibilidade da mesma. Ela deve estar toda alinhada à margem esquerda da folha.

Não deixe de especificar quando e quanto tempo precisou se ausentar. No caso da ausência ser um evento futuro já previsto, é bem visto que se escreva e entregue a carta justificando a futura ausência com antecedência, para que o empregador ou professor esteja ciente e possa se preparar para a ocasião sem contar com sua presença.

Modelo de carta de justificativa

Foto: Reprodução

Escreva no conteúdo da carta sua justificativa de forma resumida e formal, assim como está no modelo acima. Não é preciso se alongar no assunto ou transmitir pormenores desnecessários. Caso sua ausência seja de mais de 03 dias, o empregador ou professor poderá solicitar um segundo documento que comprove o que você diz na carta, como um atestado médico ou atestado de óbito de algum familiar. Esse segundo documento deverá estar devidamente carimbado e assinado pelo profissional que lhe atendeu, ou você perderá a credibilidade do atestado e de sua carta de justificativa.

Ao final da carta, agradeça a consideração do destinatário, escreva seu nome completo de forma legível e assine. Após estes passos ela estará pronta para ser enviada.