Modelo de Carta de intenção

Modelo de carta de intenção

Uma carta de intenção é um documento no qual um indivíduo pode demonstrar interesse de modo formal em curso, evento, ou outro tipo de programa disponibilizado por uma determinada instituição, ou até mesmo para fins profissionais, como em entrevistas de emprego. Um exemplo bastante comum de uso de cartas de intenção é em cursos de especialização, como por exemplo, o mestrado.

Logo mais abaixo, disponibilizamos um modelo pronto para esse tipo de documento. Entretanto, antes de mandar, é necessário saber de algumas dicas, que podem fazer a diferença na hora de avaliarem a sua proposta. Confira:

Dicas para carta de intenção

  • Sempre envie a carta junto com seu currículo (o qual deve estar adaptado para a finalidade escolhida);
  • Ao invés de iniciar a carta falando sobre o cargo ou curso que deseja se candidatar, fale sobre suas qualificações, mostrando que está alinhado com as exigências da empresa/instituição.
  • Evite ao máximo usar “Eu” com frequência. Isso pode deixar a leitura cansativa.
  • Fale sobre questões relevantes ao curso/cargo que deseja ingressar, mostrando que realmente você entende tudo sobre o assunto.
  • Adicione citações de pensadores e escritores de influência na área em que deseja atuar. Isso mostra que você possui uma boa fundamentação teórica.
  • Argumente de uma forma que mostre que eles PRECISAM DE VOCÊ!
  • Não se empolgue e escreva demais. O máximo é uma página e com parágrafos curtos. Dessa forma, você prenderá a atenção da pessoa que irá ler.
  • Dirija-se à autoridade a qual se destina a carta pelo nome. Isso cria uma relação, mesmo que indireta com a pessoa. Se possível, procure informações sobre ela.
  • Agora sim você falará do cargo ou programa que deseja ingressar.
  • Não se esqueça de assinar! Se for enviar via correio normal, assine de próprio punho. Caso seja por email, use uma assinatura eletrônica.

Modelo

_________________________

 

CARTA DE INTENÇÃO

À
Faculdade Estudos Estudiosos
Coordenação

 

Eu, Emerlindino Emergumeno Emâncio, brasileiro, solteiro, estudante, inscrito  no CPF sob o nº (x) e no RG nº (x), residente e domiciliado à Rua Efrancio Efrácio, nº 14 – Bairro Efracionino, nesta cidade, declaro minha intenção de participar da Oficina de Especialidades Monográficas, a ser realizada no período de xx à xx, nesta instituição, tendo em vista que o tema é diretamente relacionado ao curso no qual estou matriculado.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

 

(assinatura)
(nome)

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Gabriel Oliveira

SiteTwitterFacebook