,

Modelo de carta de cancelamento

As cartas de cancelamento são necessárias para cancelar o recebimento de certo serviço ou contrato, como planos de saúde, seguros, contas bancárias, de telefone, entre outras.

Modelos de cartas de cancelamentoCertas situações em que é preciso cancelar algum serviço, exigem mais do que um simples telefonema. É mais garantido enviar uma carta bem detalhada, solicitando o cancelamento junto à empresa prestadora, evitando assim, futuros problemas.

Quais os passos a seguir para acriar uma carta de cancelamento eficiente?

  • CONFIRA CONTRATOS E VEJA AS EXIGÊNCIAS PARA CANCELAMENTO:  é sempre bom estar seguro e bem embasado ao escrever a carta de cancelamento, por isso, releia o contrato e veja quais são os procedimentos de anulação desse contrato. Algumas empresas costumam exigir aviso prévio de trinta dias, outras de sessenta. Empresas de telefonia celular, costumam cobrar multa rescisória se o contrato for cancelado antes do período de serviço estabelecido. Assim, descubra o que são as exigências da empresa e inclua os itens na carta.
  • CONFIRA O ENDEREÇO CORRETO E PESSOA PARA CONTATO:  tenha certeza de estar  com o endereço correto e as informações de contato. Extravio ou mal direcionamento da carta não justificam o não recebimento ou o não cancelamento do serviço.
  • CERTIFIQUE-SE DE COLOCAR TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A CONTA: para que suas informações não sejam perdidas ou atrasadas, inclua informações de referência, no corpo do texto e no final da carta, para tornar essa referência necessária fácil ao destinatário. Se houver número de conta, número de referência ou um contrato específico a ser mencionado, destaque-os.
  • SEJA HONESTO E SUCINTO: para cancelar o serviço, não é necessário criar uma história para justificar isso, apenas diga que você não tem mais interesse ou necessidade em permanecer com o serviço ou contrato.
  • NOTIFICAÇÃO E DATA EFETIVA: mesmo que esse contrato não seja específico quanto à quantidade necessária de notificações, é sempre bom fornecer um aviso de cancelamento. Deve haver na carta um item indicando quando o cancelamento acontecerá de fato. Se o acordo envolver pagamento, a pessoa que cancela deve dar tempo suficiente para que o cancelamento do pagamento seja processado, ou deverá efetuar um ou mais pagamentos após o envio dessa carta.
  • IMPRIMA EM DUAS VIAS: protocole uma na empresa, envie pelo correio com aviso de recebimento e retenha uma.

Veja um modelo de carta de cancelamento

 

À
(empresa tal)
CNPJ: (informar)
Departamento de Cancelamentos
Ref.:

Notificação para Cancelamento de Serviços

Venho através desta NOTIFICAÇÃO DE CANCELAMENTO requerer o cancelamento imediato de meu acesso do (especificar o serviço a ser cancelado, número e referência de contrato) junto à esta empresa.

Informo ainda que não é meu interesse continuar recebendo qualquer comunicação a respeito desse serviço, propagandas ou ofertas a que título for desta empresa, seja por meio de mala direta, e-mail ou telefone.

Informo que esta notificação também está sendo enviada através de carta registrada, com aviso de recebimento.

Notifico-lhes também que qualquer envio de cobrança indevida ou envio de meu nome para firma de cobrança, corresponderá à competente ação judicial. Da mesma forma, a inclusão de débitos posteriores será devidamente impugnada.

Contrato: número tal (colocar toda referência que possa detalhar o serviço)

Atenciosamente,
(assinatura)
(seu nome completo)
CPF: (informar)
(endereço)
(cidade – UF)
(telefone)