,

Mensagem para Aula da Saudade

Mensagem para Aula da Saudade

Foto: Reprodução

A vida é cheia de fases e jornadas a serem concluídas, e isso vale para qualquer ocasião, afinal todos temos de passar por alguns desafios para testar nossa força, coragem, lealdade, aprendizado etc. Seja no final de um ano ou no meio deste, conclui-se uma importantíssima fase da vida: a conclusão de um curso. Desde pequeno há conclusões acadêmicas a serem tomadas, sendo elas da Alfabetização, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Graduação Superior e os demais. Mesmo que completar uma fase da vida seja motivo de alegrias, para muitos, deixa um pouco de saudade e, com intuito de reunir todos esses sentimentos saudosos num momento só, surge a Aula da Saudade.

O que é a Aula da Saudade?

A Aula da Saudade surgiu da necessidade que os colegas de curso sentiam de confraternizarem uma última vez com o corpo discente e docente. Geralmente, é uma aula tradicional no final de cada curso no Ensino Médio, reunindo professores e alunos para algumas horas de abraços, memórias e, talvez, algumas lágrimas. É um momento especial onde palavras ditas tocam o fundo dos corações daqueles presentes, pois puderam vivenciar e sentir tudo aquilo na pele durante o ano que passou. Professores interagem mais diretamente com os alunos, falando das características mais marcantes dos alunos e de cada turma. Alegria é misturada com a tristeza de uma perda nessa ocasião, simplesmente por que fechar um capítulo de um livro muito querido é difícil, principalmente quando se está tão ligado à história e aos personagens que ali habitavam.

Outros eventos que acompanham este momento

  • Festa com o corpo discente: Podendo ser um tema da escolha mais conveniente da turma, é uma comemoração que os alunos fazem entre si para festejarem as amizades.
  • Colação de Grau: Cerimônia formal onde os alunos recebem os seus certificados de conclusão de curso.
  • Baile de Formatura: Festa para os familiares e amigos dos formandos.

Bela mensagem para a Aula da Saudade

Aos queridos professores e colegas: obrigado pelas memórias. Estudamos, brincamos e comentamos várias vezes “Esse dia nunca chega!”, mas chegou. E agora que estamos aqui, me entristeço em ter de deixar para trás muitos amigos. Agradeço imensamente por todos aqueles que, durante essa fase das nossas vidas, foram sensíveis, sensatos, honestos, amigos, leais e, principalmente, inesquecíveis. Fizemos parte de uma turma bastante heterogênea e posso afirmar que isso só nos ajudou a enriquecer nosso conhecimento. Nossos mestres podem concordar que, mesmo nos momentos de descontração em sala, sim, aqueles que pareciam importunos, nos serviu de lição. Aprendemos sobre o comportamento humano, sobre como lidar com situações complicadas, quando tínhamos grandes dúvidas sobre nosso caminho. Vocês todos nos ajudaram das suas formas a traçarmos nossa estrada para o futuro. Ah, o futuro… Ele está a um passo de distância e mesmo estando tão perto ainda estamos hesitantes. Estamos parados, pois toda mudança é assustadora, entretanto é também excitante. A vocês, meus amigos, digo que deste dia em diante, daremos juntos esse passo que nos leva para caminhos diferentes. A saudade vai bater, mas será uma falta boa em nossos corações, pois ao lembrarmos-nos de cada um de vocês sentiremos vontade de sorrir e o faremos. Esqueçamos hoje as desavenças passadas, nada disso importa mais. Hoje é dia de abraçar, de perdoar e dizer “até logo”. Meus amigos, isso não é um adeus.