Mc Donald’s: história da maior rede de resturantes Fast-Food


Photobucket

História do McDonald’s:

Tudo começou quando os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram um restaurante com sistema Drive-In na cidade de Arcádia, Califórnia, no ano de 1937.

Pouco depois eles se mudaram para San Bernardino – cidade do mesmo estado – e lá abriram outro restaurante, agora chamado de MCDonald’s
. Ele ficava localizado na Rota 66 e começou com 20 carhops – garçons de patins que levavam os pedidos aos carros.

O negócio se mostrou bastante lucrativo. Seu cardápio continha 25 itens.

Em 1948, quando os irmãos notaram que seu produto mais vendido eram os hambúrgueres, ele resolveram fazer uma renovação na empresa.

Algumas das mudanças foram: utilização de talheres, copos e pratos descartáveis; eliminação do atendimento drive-in – a partir daí os cliente tinham que  fazer o pedido no balcão -; e e uma nova forma de produção dos sanduíches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bastante enxuto, e dos alimentos preparados com base em uma linha de montagem.

A partir daí o restaurante focou na venda de hamburguer, milk-shake e bata-frita. O que se tornou um grande sucesso.

Em 1953 os irmãos começaram a vender franquias de seu restaurante.

O começo da ascneção meteórica da marca começa quando Ray Kroc, um representante de vendas de máquinas agitadoras de milk-shake, resolve abrir uma franquia do MCDonald’s.

No dia 15 de abril de 1955 é aberta a primeira filia de Ray kroc. Começava naquele momento uma revolução na indústria e na história da alimentação mundial. A literatura da empresa costuma se referir a essa data como o “início” do MCDONALD’S, que já tinha 15 anos, tirando os irmãos McDonalds da história e dando maior valor ao “fundador” Ray Kroc. A empresa ainda chama este restaurante de “McDonald’s Número 1”.

Um ano depois e Ray ja possui seis franquias dos restaurante. Em 1958 ja havia vendido mais de 100 milhões de hambúrgueres. No início dos anos 60, com a ajuda de um investidor Ray comprou a parte dos irmãos McDonald por US$ 2.7 milhões.

Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, iniciava sua escalada internacional abrindo um restaurante na cidade de Richmond, no Canadá, e outro em Porto Rico. Foi neste ano que o atual design dos restaurantes, com teto mansard e mesas do lado interno, foi introduzido como padrão em toda rede.

Outras novidades viriam como o primeiro restaurante MCDONALD’S inaugurado na Europa em 21 de agosto de 1971 em Zaandam na Holanda; seguido em dezembro, pela inauguração do primeiro restaurante na Alemanha em Munique, que foi o primeiro da rede a vender bebida alcoólica (cerveja); inauguração do primeiro restaurante, em 1974, dentro de um zoológico na cidade de Toronto no Canadá; a implantação do sistema Drive-Thru em 1975 na cidade de Sierra Vista, no Arizona, conhecido como McDrive ou Auto-Mac em alguns países; o pioneirismo em divulgar a lista de ingredientes de seus produtos em 1986; o maior restaurante MCDONALD’S do mundo até os dias atuais, inaugurado em Pequim, capital da China (com mais de 700 lugares); a montagem de lojas dentro dos supermercados Wal-Mart; e a abertura de um restaurante, em 1996, dentro dos parques temáticos da Disney. Nesta época o sucesso estava consolidado.

Em 2006, o MCDONALD’S deu início a uma verdadeira revolução em seu conceito: depois de pesadas críticas quanto aos malefícios de suas refeições, a preocupação da rede passou a ser oferecer um cardápio mais saudável e menos calórico a seus consumidores. O cardápio passou a conter opções de alimentos mais saudáveis como saladas, frango e outros itens frescos. Em março, todas as embalagens dos produtos passaram a conter informações nutricionais. Recentemente a empresa informou que pretende investir US$ 2.1 bilhões em 2009 para abrir mil novos restaurantes assim como melhorar os já existentes.

Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
15 de maio de 1940
● Fundador:
Maurice e Richard McDonald
● Sede mundial:
Oak Brook, Illinois
● Proprietário da marca:
Macdonald’s Corporation
● Capital aberto:
Sim (1965)
● CEO:
Jim Skinner
● Presidente:
Ralph Alvarez
● Faturamento:
US$ 23.5 bilhões (2008)
● Lucro:
US$ 4.31 bilhões (2008)
● Valor de mercado:
US$ 65.4 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca:
US$ 31.04 bilhões (2008)
● Lojas:
31.800
● Presença global:
121 países
● Presença no Brasil:
Sim (1.407 pontos de venda)
● Funcionários:
1.600.000
● Movimento: 54 milhões de clientes por dia

● Principais produtos:
Big Mac, McChicken, McFish, McFries, McNuggets e Quarter Pound
● Ícones: Big Mac, Golden Arches (arcos dourados)
, as cores vermelha e amarela
● Porta-voz:
Ronald McDonald
● Slogan:
I’m Lovin’ it.
● Website:
www.mcdonalds.com

Fonte de informação: Mundo Das Marcas.