Links para baixar programas de controle financeiro pessoal

Programas de controle financeiro

Com um programa de controle financeiro, você pode organizar seus gastos e livrar-se de dívidas. | Foto: Reprodução

É fundamental que saibamos controlar nossas despesas pessoais, entretanto, esse é um hábito que a maioria dos brasileiros costuma ignorar. Isso faz com que gastem descontroladamente, sem pensar no que ainda têm para pagar. O resultado são dívidas astronômicas, que muitas vezes chegam a deixar o nome do indivíduo sujo e sem crédito em bancos, lojas, etc.

Fazer o controle das despesas mensais não é difícil, entretanto, exige bastante esforço, para que sejam registrados todos os gastos e receitas do mês. Muitos até começam a fazer, mas decidem parar por falta de paciência e acabam se afogando nas dívidas.

Se você está decidido a fazer um controle financeiro, confira algumas dicas essenciais que devem ser seguidas à risca!

Dicas de controle financeiro

  • Fuja ao máximo de cartões de crédito. Se for indispensável, procure ter um ou no máximo dois. Quando se tem muitos, fica difícil fazer o controle, principalmente se cada um possui uma data de vencimento e taxas de juros diferentes. Além disso, há o fato da “tentação”: um cartão de crédito na mão traz a sensação de “poder de compra”.
  • Comece a analisar também os seus gastos que parecem insignificantes, como o lanchinho da tarde, ou o cafezinho toda manhã. Calcule quanto você vem gastando com essas pequenas quantias. Com certeza você vai se surpreender com o resultado.
  • Os gastos com transporte também devem ser avaliados com muita calma, independentemente do meio que você usa (ônibus, carro próprio, metrô, táxi, etc.). Para muitas pessoas, o transporte é uma das despesas mais pesadas no orçamento mensal.
  • Se mais pessoas moram com você, procure divulgar todas as despesas da casa. Muitas vezes, alguém pode dar uma ideia de como economizar em um determinado ponto. Quando todos sabem a situação financeira da casa, fica mais fácil de evitar gastos adicionais.
  • Crie uma estratégia para anotar todas as suas despesas. Pode ser em um papel, ou até mesmo em um programa de computador.

Programas de controle financeiro

  • Finance Desktop: é um dos melhores e mais famosos programas para controle financeiro. Ele traz várias funções e aplicativos, todos com uma linguagem de fácil entendimento e uso. É totalmente gratuito!
  • Contas Pessoais: um programa compacto, que vai gerenciar todas as suas contas e ainda possui a capacidade de sugerir um orçamento, baseando-se nos seus dados anteriores. É grátis!
  • Hábil Pessoal: um software totalmente gratuito, que possui controle de contas bancárias, agenda de contatos, controle de despesas e receitas, lembretes e uma série de outros recursos.