Leitura Dinâmica (Speedy Reading)

Leitura Dinâmica

Não gostar de ler pode estar relacionado a várias coisas, as mais comuns são ligadas a pouca prática desse hábito, alegar sono, problemas oculares ou a comum preguiça de ler, causando dispersão das idéias que pode estar ligada ao modo como se lê. A leitura dinâmica busca caminhos para aumentar a velocidade da leitura e a captação das palavras.

Os estudos referentes a essa dificuldade foram estudados já na França do século XIX e posteriormente nos Estados Unidos, onde os métodos e estratégias de leitura deram início ao primeiro Instituto de Leitura Dinâmica. Mediante as dificuldades, as pessoas acomodaram-se a ler pouco devido ao modo como aprenderam a ler, não significa, entretanto que você não o saiba, existem apenas alguns limites na velocidade da sua leitura que você ainda não buscou ultrapassar. Em consequência disso, o hábito de ler torna-se um esforço e tanto a alguns indivíduos, tendo que recorrer a costumes como:

  • Leitura com os lábios ou com a garganta;
  • Ler palavra por palavra;
  • Reler os mesmos trechos.

Alguns métodos são adotados para quem deseja adquirir uma leitura mais veloz, como ler mais de uma palavra em vez de uma por uma, alinhamento estratégico e pontos na linha do texto para facilitar a ótica, evitado o deslocamento da retina, pois quando visualizamos parágrafos grandes, o nosso cérebro parece ficar cansado. Se você lê textos assim e de forma lenta os estímulos do seu cérebro consequentemente serão mais lentos também.
Felizmente existem vários exercícios para exercitar a leitura e se livrar desse bloqueio pouco à pouco, alguns são simples e você pode faze-los em casa.

Método do lápis

Escolha um local calmo, busque relaxar e estar confiante quanto aos resultados. Coloque um lápis entre os dentes e empurre a língua contra eles, e inicie a leitura procurando ver as palavras de uma única vez, observando o meio de cada uma delas. Então, movimente seus olhos no mínimo 5 vezes para iniciar o reconhecimento das palavras, mantendo o lápis firme entre os dentes e a língua durante a leitura. Você não irá precisar sempre do uso do lápis, é como uma criança que está aprendendo a andar de bicicleta e utiliza rodas de apoio.
A partir desse exercício, e obtendo resultado positivo, você pode passar para outras etapas mais complexas.

Cursos online

Evolua utilizando cursos e exercícios on-line para o desenvolvimento das técnicas, de forma gratuita:

http://www.algosobre.com.br/leitura-dinamica/

http://super.abril.com.br/cultura/como-fazer-leitura-dinamica-447929.shtml