Investimento no Tesouro Direto – onde comprar os títulos e rentabilidade

Tesouro Direto

O investimento no tesouro direto é uma aplicação segura e tranquila para quem procura alta rentabilidade e liquidez quase imediata. Trata-se de um programa de venda de títulos públicos para pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação de Custódia).

Para iniciar investimentos como este não é necessário muito dinheiro. Com cerca de cem reais você já pode comprar os títulos e iniciar uma aplicação.

O Tesouro Direto facilitando a compra de títulos

Antigamente só se podia investir em ativos financeiros através de fundos de renda fixa, o que não era muito vantajoso, pois havia taxas de administração aviltantes a serem pagas. Agora, com a criação do Tesouro Direto isso não é mais necessário, pois é possível fazer a compra e venda dos títulos pela internet, dispensando a necessidade de intermediadores. O que resulta em uma diminuição das taxas de administração, obtendo-se assim um maior lucro.

Vantagens

  • O risco de crédito é baixo, pois o governo tem menos chance de quebrar que uma instituição privada.
  • O risco de liquidez é quase inexistente, pois o Tesouro Nacional garante a recompra dos investimentos.
  • Possui poucos riscos, além de uma rentabilidade média para baixa.
  • Há títulos para investimento com todos os prazos.
  • Se a aplicação for a longo prazo pode-se proteger da inflação.
  • Pode ser operado diretamente pelo investidor.

Desvantagens

  • Não são muito rentáveis quando os juros e a inflação estão muito baixos.
  • Existem dificuldades de obter a senha para operação no Tesouro Direto.
  • Em algumas instituições financeiras o processo pode ser demorado.

Como investir

Entrar neste investimento é muito fácil. Basta se cadastrar em algum dos bancos que funciona como agente de custódia. Eles lhe entregarão uma senha, e você a utilizará para ter acesso à área exclusiva no site do tesouro direto. Ou se preferir, pode deixar o agente de custódia responsável por suas negociações.

Há também alguns casos em que o site do banco Agente de Custódia é integrado ao site do Tesouro Direto, permitindo que você possa fazer suas negociações em tempo real e pelo mesmo preço, pelo site da própria instituição financeira. Mas esta opção é disponível apenas para algumas instituições.

Passo a passo para fazer o investimento

  1. Ao acessar com sua senha a área exclusiva do Tesouro Direto, você informará o valor financeiro que você pretende usar para comprar um título.
  2. Você irá então escolher o título que lhe interessar mais.
  3. O sistema vai conferir a disponibilização do título, e depois vai solicitar a sua confirmação.
  4. Você confirmará a compra do título e o sistema lhe informará a data em que os recursos necessários à aquisição estarão disponíveis na conta do Agente de Custódia.
  5. Entre em contato com o Agente de Custódia para saber os dados da conta e onde você deverá depositar o dinheiro.