História de Henry Ford – o inventor da linha de montagem

henry ford

História/biografia de Henry Ford:

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 em Greenfield Township, cidade de Michigan, Estados Unidos.

Criado numa fazenda, Henry sempre foi muito curioso, vivia desmontando os relógios de sua casa.

Iniciou sua carreira profissional como mecânico, passando depois á engenheiro e, posteriormente empresário. Sua notoriedade internacional se dá pelo império construído por ele, que abrange siderúrgicas,usinas, ferrovias, navios e minas de carvão.

Foi ele quem revolucionou a indústria automobilística, numa época onde os carros eram caros e de difícil utilização.

Através da Ford, onde implementou da linha de montagem na produção de automóveis em 1908, ele produziu o primeiro carro popular, o Ford T, que custava 850 dólares. Este carro vendeu 15 milhões de unidades em 20 anos.

A partir daí a indústria automobilística se desenvolveu, desde as montadoras, até seus fornecedores de insumos. Assim outros setores da economia também se beneficiaram, como as empresas de petróleo (para a produção de combustível). Também houve o desenvolvimento do setor de transportes, a multiplicação da quantidade de estradas asfaltadas e, as pessoas poderiam se locomover com mais rapidez e facilidade.

No entanto tal evolução generalizada não foi bom para a Ford, pois Henry não era muito afeiçoado por mudanças, o que deixou sua fábrica por longos anos atrás de empresas como a General Motors .

Ford sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral em 1938, o que o afastou da vida pública. Ele morreu aos 83 anos (07/04/1947) de hemorragia cerebral. O fordismo teve seu ápice após a Segunda Guerra, e, nos anos 1970, houve queda da produtividade e lucros, o que obrigou a uma revisão da filosofia produtiva criada e implantada pelo fundador do império Ford.