,

História da fundação da Companhia de Jesus (os Jesuítas)

História da fundação da Companhia de Jesus (os Jesuítas)

Inácio de Loyola | Imagem: Reprodução

A Companhia de Jesus foi criada em 1534 por Inácio de Loyola, um cavaleiro espanhol, com o objetivo principal de combater os protestantes. Para isso, eles usavam uma forma de ensino religioso dirigido. Tudo isso por conta da preocupação que a Reforma Protestante estava causando em toda a aristocracia europeia e principalmente na Igreja Católica.

História dos jesuítas

Inácio de Loyola foi um cavaleiro de origem nobre que ficou ferido após o combate na defesa da fortaleza de Pamplona no ano de 1521. Enquanto estava em recuperação, ele começou a dedicar-se à leitura e em seguida decidiu se desapegar de quaisquer bens terrenos e apegar-se apenas ao sobrenatural.

Ele entregou-se às penitências rigorosas na gruta de Manresa. Foi nessa época que ele escreveu a sua obra mais famosa, “Livro de Exercícios Espirituais”, que pode ser considerada admirável, principalmente por ele ainda não ter conhecimentos acadêmicos de teologia.

Em 1534, ele e alguns outros estudantes encontraram-se na Capela dos Mártires, localizada na colina de Montmartre e criaram a Companhia de Jesus. O princípio inicial da organização era fazer o acompanhamento hospitalar e missionário na cidade de Jerusalém, ou ir prestar os mesmos serviços onde o Papa ordenasse, sem fazer nenhum questionamento. Nessa mesma ocasião todos fizeram votos de castidade e pobreza.

Em 1554, foram adotadas as constituições jesuítas, escritas pelo próprio Inácio e que originaram uma organização com disciplina rígida, enfatizando a obediência ao Papa, assim como aos demais superiores do Clero e a abnegação absoluta.

Em 1538, Inácio foi até Roma acompanhado de Pedro Fabro e Diego Laynez (que também foram fundadores da Companhia) para pedir ao Papa a aprovação dessa nova ordem. Todo o plano da Companhia de Jesus foi pessoalmente analisado pelo mestre do Sacro Palácio Tomás Badia, sendo aprovado imediatamente. Logo em seguida, mesmo após algumas resistências, a congregação de cardeais também aprovou a constituição que foi apresentada.

Companhia de Jesus no Brasil

Os jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549 e de imediato iniciaram sua catequese com um colégio que foi erguido em Salvador, na Bahia. Foi aí que foi fundada a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Em apenas 50 anos, eles já tinham se espalhado por grande parte do litoral brasileiro, indo do Ceará até Santa Catarina!