Hipercalóricos: benefícios para o corpo/treino

Os hipercalóricos são caracterizados por possuir uma combinação de carboidratos com níveis glicêmicos altos, aminoácidos, proteínas e minerais. Eles compensam a falta de caloria que são perdidas em grande quantidade e diminuem o metabolismo que, se for muito acelerado, dificulta o ganho de peso. Esses tipos de suplemento apresentam taxas calóricas altas, porém a quantidade de gordura é baixíssima.

Se você é iniciante em atividades musculares, abaixo do peso normal à sua idade ou pratica algum esporte que gaste muita energia, os hipercalóricos são muito recomendados principalmente por apresentar características energéticas.

Pessoas com biótipo de magreza e musculatura menos desenvolvida tendem a estar sempre em busca do melhoramento corporal. Os níveis metabólicos são mais altos do que o normal e isso proporciona um grande desafio quando tentar ganhar algum peso. Então, os hipercalóricos servem, neste caso, para a busca da hipertrofia muscular, visto que, uma vez alcançado o peso ideal, será necessário trocar os hipercalóricos por maltodextrina ou whey protein.

A fim de que os benefícios dos hipercalóricos sejam alcançados, é recomendado praticar sempre uma atividade física regularmente, além de uma alimentação saudável e balanceada. Hipercalóricos, portanto, facilitam ganho de peso apesar de apresentarem pouca quantidade de gordura. Os músculos vão ganhar mais volume e, assim, você irá melhorar seu desempenho nos exercícios. As reservas de energias vão ser restabelecidas, acelerando o processo de recuperação depois de um treino pesado. Além disso, os hipercalóricos contêm vários minerais e vitaminas muito importantes para qualquer pessoa.

O cuidado que devemos estar atentos é o uso exagerado ou sem necessidade. Isso pode gerar um acúmulo indesejado de gordura que, apesar de conter pouca, vem da maltodextrina. Ela gera picos de insulina no organismo e a última, por sua vez, tenta padronizar a glicose sanguínea. Mas lembremos que a insulina é um hormônio e carrega gordura para as células. Por isso use hipercalóricos somente se for caso de necessidade ou não abuse das quantidades.

Para não obter acúmulo de gordura, tome o hipercalórico quando acordar, impedindo o catabolismo, antes de treinar, suprindo falta de energia, e após o treino, como forma de recuperação, se, nesse último caso, você não estiver usando dextrose e whey protein.

Lembre-se de sempre fazer uma busca segura de todas as melhores marcas importadas ou nacionais antes de comprar o seu suplemento.

Fontes de Informações

informacaonutricional.net/nutricao/hipercalorico/

hipertrofia.org/blog/2008/04/16/hipercaloricos/