Handebol: história, regras básicas e fundamentos

HandebolO Handebol é um esporte baseado no britânico futebol, o qual se aprimorou as regras ao jogo que temos hoje. Foi adaptado pelo alemão Karl Schelenz e com o tempo foi sendo modificado em termos de regras, quantidade de pessoas por time e estratégias.

Karl Schelenz nasceu em Berlim e lá se tornou professor de educação física, por ser um famoso atleta, sua influência foi principal fator para a divulgação do handebol, esporte que ele desenvolveu ao analisar os outros esportes, em especial o futebol. Schenlenz estabeleceu então uma regra contrária ao método de jogar futebol, onde o uso de mãos é a forma correta de jogar e não com os pés. Suas regras foram posteriormente legalizadas pela Federação Alemã de Ginástica.

Inicialmente o esporte era exclusivo para as mulheres, que reclamavam da dificuldade de se jogar com os pés, e as partidas contavam com 11 moças disputando por uma bola de couro em campos cheios de mato e lama. Com o tempo o esporte alcançou o público masculino e a quantidade de jogadores por time diminuiu, ficando sete em casa equipe. Assim ocorreu a propagação do esporte por toda a Europa e em seguida pelo mundo inteiro, sendo necessário coordenar as normas do esporte. Surge então, em 1927 a Federação Internacional de Handebol Amador, com sede na Suíça e filiada hoje à 161 federações nacionais. Com a federação em ação, o esporte foi incluído após muitos esforços, aos esportes Olímpicos em 1934 e em 1938 ocorre o primeiro campeonato mundial de handebol, sediado no seu país de origem, a Alemanha.

Defesa

O handebol consiste em fazer gols, assim como o futebol, mas não é permitido o uso dos pés, porém qualquer outra parte do corpo é aceita. A quantidade de jogadores varia pelo contexto, pois o handebol é presente já na vida escolar, e há competições municipais, estaduais e campeonatos com diferentes números de esportistas.

Os sistemas defensivos são feitos de acordo com as medidas do campo, sendo o 6×0 (6 é o número de jogadores são em torno da linha dos seis metros) o mais utilizado. Alguns variam para 5×1 e sempre o primeiro número corresponde aos atletas que ficam atrás da linha de defesa e o segundo número a quantidade de jogadores frente a esse linha, para defesa da rede do time. É possível jogar em 4×2 e 3x2x1 (três linhas defensivas).

Entre as regras básicas do handebol, destacamos:

  • Só é permitido segurar a bola por 3 segundos, dar no máximo 3 passos com a bola em punho.
  • É permitido arrancar a bola do adversário.
  • Apenas o guarda redes pode ficar na área do gol.

No Brasil o esporte parece ter pouco espaço, porém consta-se que é mais praticado do que esportes como basquete e futebol, embora ainda não existam quadras específicas, é praticado por diversas pessoas. Infelizmente a seleção brasileira não conseguiu até hoje ganhar nenhuma medalha olímpica ou mundial de handebol.

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

João Silva

SiteTwitterFacebook