, ,

Halterofilismo – história, regras e fotos

Informações sobre este esporte:

O levantamento de peso, também conhecido como Halterofilismo, é um esporte muito antigo, que tem registro históricos que aparecem em antigos registros egípcios e em gravuras gregas.

O objetivo deste esporte é levantar a maior quantidade de peso, do chão até a cabeça, sendo que há duas modalidades, são elas:

Arranque:

O arranco é a primeira prova da competição e a mais difícil e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo. A barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e puxada em um movimento único da plataforma e erguida até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas.
Deve, então, ergue-se, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de ‘abaixar’ dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de ‘abaixar’ a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

Arremesso:

O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.

Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de ‘abaixar’ dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de ‘abaixar’ a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível.

Seu objetivo é desenvolver a “força”, a “potência” (força “rápida”, “explosiva”) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

Regras básicas e fundamentos do halterofilismo:

  • As competições de levantamento de peso desenvolvem-se sobre um tablado de 4 por 4 metros. Existe uma regra básica: quem levanta mais peso, vence. Do mesmo modo, quem deixa a barra cair, está automaticamente desclassificado.
  • Todos os atletas de uma mesma divisão ou categoria competem juntos. No caso de haver mais de dezessete competidores, dois grupos são formados e, ao final, ordenam-se os resultados de ambos os grupos.
  • Cada levantador tem direito a realizar três tentativas no arranco e no arremesso, tomando-se como oficial o maior peso que se realize em cada modalidade.
  • O arranco é o primeiro exercício da competição e consiste em levantar a barra em um só movimento desde a plataforma até a completa extensão dos braços acima da cabeça. Já no arremesso, o atleta levanta a barra em dois tempos, com uma parada obrigatória na altura do peito.
  • São somados então os resultados das duas modalidades e aquele que realizar o maior total será o vencedor da divisão ou categoria. Em caso de empate o atleta que pesou menos em sua categoria será declarado o vencedor.
  • As categorias masculinas são as seguintes: até 56 kg, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e mais de 105 kg. Já as mulheres são separadas em até 48 kg, 53, 58, 63, 69, 75 e mais de 75 kg.
  • Três árbitros trabalham em frente ao tablado, sendo um central, um lateral direito e um lateral esquerdo. Os árbitros estão encarregados de determinar se os levantamentos realizados foram validos ou não. Considera-se válido o levantamento feito com os pés alinhados e o peso relativamente estabilizado.

Fotos de competições de halterofilismo:

halterofilismo halterofilismo halterofilismo halterofilismo