Google Maps possibilita a visualização e navegação por ruas

Google Maps

Mapa virtual

O Google Maps é uma ferramenta da rede de pesquisas Google. Pioneira no que diz respeito à pesquisa, o website expandiu seus conhecimentos geográficos utilizando a cartografia, permitindo os usuários visualizar mapas e imagens via satélite de forma gratuita.

Há 6 anos em atividade, o Google Maps dispõe de mapas e rotas de qualquer lugar de nações como EUA, Canadá, Europa, Oceania e Brasil, com direito a imagens do local. É possível uma visão mais clara das grandes capitais mundiais, tais como Nova Iorque, Paris, São Paulo e Rio de Janeiro, e transitar entre estados, cidades e ruas é possível. O usuário pode escolher seu destino através de uma espécie de bússola, direcionando os botões para cima, para baixo, para esquerda e direita; ao encontrar a local de busca, para se aproximar da área, é necessário o aproximar da região com o zoom. Ao encontrar a área, o usuário pode requerer informações como:

  • Trânsito
  • Transporta público
  • Fotos
  • Clima
  • Relevo
  • Vídeos

A ferramenta apresenta uma relação de km por milhas, dependendo do local que desejar encontrar.

Quem possui conta do Google, pode armazenar as rotas traçadas, marcando pontos e áreas, sem que seja necessário refazê-la. É possível também gerar o link da rota ou realizar a impressão da mesma.
Além de “conhecer” outros lugares dentro de casa e auxiliar turistas, o Google Maps também ajuda na área profissional, já que é possível aos empresários integrarem suas empresas ao mapa.

Extensões e aprimoramentos

Um aprimoramento da ferramenta foi desenvolvido, a integração Google Earth (Terra), que apresenta os mapas de forma tridimensional. Imagens são transmitidas de um satélite e a imagem do planeta terra é formado.

Possui recursos como o Google Sky, onde podemos visualizar além do nosso planeta, ou seja, transitar pelos outros planetas do sistema solar como Plutão, Mercúrio, Júpiter e etc. Derivados desse recursos já estão na 5ª versão do programa, no Google Marte e Lua podemos conhecer de perto a estrutura dos respectivos planeta e satélite.
As extensões do Google Earth não param ai, podemos também conhecer os oceanos e simular vôos.