Furúnculos – causas, prevenção e tratamento natural

furunculo

O que são furúnculos?

Furúnculos são infecções ocasionadas por bactérias nos folículos pilosos (estruturas onde os pêlos crescem) que geram acumulo de pes e tecido morto na região afetada.

Eles aparecem por todo o corpo, exceto nas plantas dos pés.

As regiões que mais são afetadas são: pescoço, face, axilas e nádegas; principalmente porque são as que suam mais ou que nós pressionamos com roupas justas (a alta transpiração e a fricção são as principais causas de furúnculos).

Quais as causas que geram os furúnculos?

Outras causas que geram o furúnculo é o tabagismo e a utilização de substâncias gordurosas na pele.

Existem riscos relativos a esta doença de pele?

Esta é uma doença comum, mas que pode virar um grande problema caso decida-se espremer o furúnculo.

Caso o furúnculo seja espremido, há o risco da bactéria que gerou o problema caia na corrente sanguínea e infecte outras partes do corpo.

Outro risco é o de se desenvolver vários funrúnculos na pele, o que chama-se de carbúnculo. Isto é resultado de se coçar o fufúnculo, fazendo com que a bactéria de espalhe pela pele.

Como previnir o surgimento de furúnculos?

  • Sempre limpe sua pele com substância anti-sépticas;
  • Lave suas mãos constantemente;
  • Sempre use talhas limpas;
  • Sempre troque as fronhas e suas roupas íntimas.

Tratamento natural para combater o furúnculo:

Colocar rodela de cebola crua sob o local do furúnculo e enfaixar/colocar esparadrapo – deixar de um dia para o outro. O furúnculo sairá completamente e vai ficar um buraco no local que fechará em alguns minutos após a remoção da bandagem.

Nos cortes, esfregar pedaço de cebola crua no local várias vezes.

ATENÇÃO:

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site Blogodorium.net, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.