Fundos de Investimento, opção às poupanças

Money

Muitas pessoas economizam um trocadinho e, nem sempre querem deixar o seu dinheiro gerando uma merreca de 0,6% m. numa poupança. Em contrapartida, tais pessoas não querem e nem tem tempo para investir este dinheiro numa empresa ou em ações (no final das contas, dá no mesmo).

Uma boa opção para o Mercado Variável (o das ações) é o Mercado fixo, o dos Fundos de Investimentos. Trate um fundo de investimentos como um grupo de pessoas que se juntam para investir seu dinheiro através de um banco, que utiliza-se de uma equipe financeira para investir tal capital.

Dentre os fundos de investimentos, há os arriscados, que investem em ações; e os não arriscados, que emprestam seu dinheiro pro governo do Lula pagar suas contas, e depois recebe o capital principal + o juro do governo, juro este que será o seu lucro.

O lado ruim dos fundos são as taxas. Há bancos que cobram até 4% m. como taxa de administração. Outra taxinha safada (!) é a de performance, que incidirá sobre o seu rendimento quando o fundo conseguir ultrapassar metas estabelecidas pelos administradores do fundo. Sem contar a taxa de resgate (IOF), que fodhe com você se você inventar de resgatar seu capital antes de um prazo determinado.

Claro que dá pra achar bancos com taxas razoáveis, mas mesmo assim o mercado de ações ainda é mais atraente.

Porém, se formos comparar poupança com fundos, os fundos saem muito na frente. Além do risco ser igual (baixo) o rendimento dos fundos é 2,5x maiores.

|Leia mais sobre o assunto|