,

Frases sobre o medo de amar

Como funciona e como combatê-lo?

Entregar-se de corpo e alma para a pessoa amada é uma prática que está se tornando cada vez mais escassa. O ser humano – cada vez mais dominado pelo medo – teme a perda de controle da situação e se mantém em posição de defesa quando o assunto é paixão. É comum ver casais que não levam o relacionamento adiante por receio de futuras decepções; indivíduos que evitam namorar afim de não passarem por situações de exposição emocional; pessoas que não arriscam novos amores por conta de experiências passadas negativas ou gente que não se sente digna de felicidade e age como se o mundo ao redor fosse algo fora do seu merecimento; todos escravos do medo e de suas artimanhas.

Frases sobre o medo de amar

Foto: Reprodução

Assim como os outros sentimentos, o amor está diretamente ligado ao autoconhecimento e a autoaceitação, para cultivar o amor pelo próximo é necessário primeiramente cuidar do amor próprio, usar experiências antigas como base pode ser útil para construir uma defesa natural eficaz contra certos males (a criação de expectativas, por exemplo); mas por estarmos diante de uma ocasião que exige mais do caráter emocional que do racional é necessário equilibrar esses dois pilares de tal forma que o indivíduo não se torne uma pessoa fria e ponha sua vida amorosa numa situação frágil e nociva. Fazer amizades sinceras e frequentar bons lugares de interação social (bares, shoppings, restaurantes entre outros) aumenta as chances de desenvolver um caráter mais descontraído e livrar-se do medo aos poucos, afinal é entre amigos que nos sentimos mais à vontade e consequentemente conseguimos interagir melhor com o meio. Libertar-se do medo de amar é também expandir seus horizontes, dizer “sim” para as milhares de oportunidades que batem a nossa porta todos os dias; pode-se começar com coisas simples, como valorizar e resgatar o amor familiar, onde muitas vezes não temos coragem de dizer que amamos nossos pais e construímos uma imagem distorcida a respeito do amor fraternal; praticar o amor ao próximo por meio de gestos simples do dia-a-dia (oferecer lugar a alguém num ônibus, ajudar um idoso a atravessar a rua, etc.); ser amigável com nossos companheiros de trabalho, entre outras situações.

Aos que não conseguirem encontrar uma maneira simplória de quebrar as correntes do medo é recomendado buscar tratamento psicológico ou psiquiátrico em casos mais graves, onde as terapias vão variar de acordo com o quadro do paciente e como o mesmo enfrenta (ou não) seus medos. Porém, como já foi dito anteriormente, o ideal é a própria pessoa lidar com esses males; mudanças dessa natureza devem ocorrer de dentro para fora, afinal somos seres humanos dotados de inteligência e devemos usá-la também para enfrentar nossos medos e abrir espaço para novas paixões.

Algumas frases sobre o medo de amar

  • “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”
  • “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” – Frase sobre medo de amar
  • “Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la.”
  • “Por que não tentar? Qual o medo? Por que não correr o risco de sofrer mais uma vez? Por que não correr o risco de se apaixonar, amar e descobrir que dessa vez vai dar certo? Tanta procura! Tanta fuga! Tantos desencontros…”.
  • “A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.”
  • “Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém…”. Frase sobre medo de amar
  • “Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas?!”
  • “Vida é deixar-se envolver. É entregar-se ao momento, à sensação, ao sentimento. Vida é abandonar-se sem medo. Vida é gritar bem alto, deixando vir de dentro a alegria de estar amando… Assumir de corpo inteiro e não só no pensamento. Vida é amar sem medo.”
  • “Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.”
  • “O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não amar a si próprio.”
  • “As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança.”
  • “O tempo é muito lento para os que esperam Muito rápido para os que tem medo Muito longo para os que lamentam Muito curto para os que festejam Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”
  • “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”
  • “Consciência é uma palavras usada pelos covardes, para incutir medo aos fortes.”
  • “Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.”