Frases sobre fé

Frases sobre fé

Foto: Reprodução

Do latim fides, a palavra fé significa fidelidade. Ou seja, ter fé é o mesmo que ser fiel a um determinado pensamento, mesmo sem ter alguma prova de que ele é verdade. É acreditar totalmente na palavra de alguém, sem chegar a duvidar. Acreditar, mesmo que as coisas pareçam impossíveis. Depositar toda a nossa confiança de que aquilo é verdade. É impossível ter fé e dúvidas ao mesmo tempo. Nesse artigo, mostraremos o verdadeiro sentido e algumas frases sobre fé para refletir.

Uma curiosidade interessante é que quando um oficial de justiça vai atestar algum acontecimento ele escreve “certifico e dou fé”, para querer dizer às pessoas que ele acredita plenamente que aquela é a verdade. Podemos então perceber que a palavra fé não está ligada apenas a um sentido religioso, mas sim a qualquer coisa em que haja certeza, verdade.

Fé divina

Esta fé acontece quando nós acreditamos no que está escrito na Bíblia, quando nós depositamos toda a nossa confiança em Deus e não ousamos duvidar do que nos é ensinado pela igreja. Ter fé é acreditar na Palavra, é tornar-se voluntariamente um adepto das verdades de Deus e do plano que Ele fez para nós. Segundo a Bíblia, a fé é nada menos que um conhecimento sobrenatural, e que historicamente veio sendo transmitido de Deus para a humanidade.

Há diferença entre fé e crença. A segunda pode tratar-se do fruto de nossa imaginação ou subjetividade, enquanto a primeira é um conhecimento que está baseado nas Escrituras Sagradas. Por isto, costuma-se dizer que o católico não é um crente, e sim um fiel. Um fiel que acredita nos ensinamentos de Deus com sua inteligência e também com o seu coração. Um fiel que acredita no conhecimento que nos é transmitido pela igreja há vários séculos. Um fiel que além de depositar sua confiança, deposita também a sua esperança de que se seguir os mandamentos dados pelo Pai, irá um dia poder descansar lá no céu e viver a vida eterna.

Fé humana

Não são apenas os religiosos que depositam sua fé em algo que acreditam ser a verdade absoluta. Quando as pessoas acreditam na ciência, nós encontramos a fé humana. Tudo o que aprendemos na escola de biologia, história, geografia… se acreditamos que aquilo é verdade e nem ousamos duvidar ou discutir sobre o assunto, estamos pondo nossa fé nos homens que fizeram aquelas teorias, ou dos professores que estão ensinando-as.

 Frases sobre fé

  • “A força mais potente do universo? A fé.” – Madre Teresa de Calcutá
  • “O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.” – Helen Keller
  • “O amor é um ato de fé e quem tiver pouca fé também terá pouco amor.” – Erich Fromm
  • “A fé sem obras está morta.” – São Tiago
  • “Fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada é ainda escura.” – Rabindranath Tagore
  • “Não tenho fé, mas quisera tê-la. Considero a fé o bem mais precioso deste mundo.” – Anatole France
  • “A verdadeira fé não está no exterior; está no âmago do coração.” – Juan Luis Vives
  • “Só poderemos melhorar o mundo distribuindo a verdadeira fé entre todos os povos do mundo.” – Leon Tolstoi
  • “Os católicos devem estar atentos e vigilantes, porque existem forças e grupos que querem destruir a fé.” – Bento XVI
  • “A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.” – Sakyamuni