Frases sobre Ballet

Frases sobre Ballet

Foto: Reprodução

Com origem nas cortes italianas renascentistas durante o século XV, o ballet (ou balé) acabou se desenvolvendo mais na Inglaterra, Rússia e França, e é hoje um tipo de dança muito aclamada. Este tipo de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática dos bailarinos. As cortes francesas se dedicaram a desenvolver a dança no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, e, por isso, a língua francesa influenciou diretamente no vocabulário utilizado até os dias atuais nas escolas de dança de balé clássico. A música clássica acompanha a dança do ballet clássico, com várias sinfonias de Beethoven e Chopin.

Ballet clássico

É o mais metódico dos estilos de balé existentes. Adere às técnicas mais tradicionais e é um gênero muito difícil. A forma mais conhecida é o ballet Blanc, ou balé romântico. É um tipo que valoriza a bailarina, foca no trabalho de pontas, fluidez e movimentos de acrobacia precisos. O figurino tradicional utiliza tutus, babados, sapatilhas com pontas, collant e meias.

Contemporâneo

Influenciado pelo balé clássico, o contemporâneo mistura dança moderna com passos e técnicas clássicas. Esse tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que fogem o tradicional do ballet clássico.

Curiosidades

– As primeiras sapatilhas de ballet tinham as pontas muito pesadas para que a bailarina ficasse facilmente na ponta dos pés e aparentasse leveza. Com o tempo, o calçado foi convertido na atual constituição, onde uma espécie de caixa que protege e dá suporte a ponta dos pés da dançarina substitui o prévio modelo.

– Na Idade Média, o ballet foi proibido pela Igreja, pois, por ser uma atividade que exalta o físico, era vista como promíscua e profana.

Frases de famosos e desconhecidos sobre o Ballet

  1. “Antes que o homem aprenda a voar é necessário ensina-lo a andar, correr e dançar.” (Nietzche)
  2. “A dança é uma forma de vida que conduzirá a humanidade a um crescimento permanente e a uma maior dimensão de nossa existência” (Ted Shawn)
  3. “Bailarina tem que melhorar tudo sempre.” (Ana Botafogo)
  4. “Quando danças, queria que fosses como a onda do mar, para que nunca fizesse outra coisa.” (Shakespeare)
  5. “A dança é a mãe de todas as linguagens.” (Provérbio)
  6. “Todos os temas são apropriados para um balé desde que ele possa ser expressado e transmitido através do movimento.” (Noverre)
  7. “E que seja perdido o único dia em que não se dançou.” (Frase de Nietzche)
  8. “Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para adoração da beleza.” (Isadora Duncan)
  9. “O corpo diz o que as palavras não podem dizer.” (Frase de Martha Graham)
  10. “Dançarinos são instrumentos, como um piano que o coreógrafo toca.” (Frase de Balanchine)
  11. “O bailarino tem que sair do estúdio e ver como as pessoas estão dançando na rua.” (Ivaldo Bertazzo)
  12. “Dançar é viajar no mundo de passos infinitamente.”
  13. “Dança. Uma forma de por para fora o que está guardado lá dentro.”
  14. “Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar. Tu amas, sofres e sentes. Dança!”