,

Frases filosóficas

Afinal, o que é filosofia?

Frases filosóficas

Foto: Reprodução

Ao pé da letra, a palavra filosofia (de origem grega) significa amor à sabedoria. E não poderia ter um significado melhor. Ela surgiu exatamente no momento em que o homem começava a pensar e refletir sobre como a vida e o universo funcionavam. A Grécia é considerada o berço dos pensadores (nome dado aos filósofos da época), pois foi lá que os sábios começaram a buscar explicações racionais para os seus questionamentos.

Enfim, a filosofia é um estudo. O estudo de problemas e questionamentos relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais, aos valores estéticos, à mente e à linguagem. Não é baseada em nenhuma revelação divina ou na fé, e sim na razão, pois é uma análise racional, que visa explicar e entender a realidade sem um teor pragmático. Por isso, a filosofia desempenha um grande papel na construção do ser humano, já que estimula a busca pelo conhecimento, pela verdade e, principalmente, estimula o ato de pensar por si mesmo – e não apenas “absorver” aquilo que lhe dizem.

Um fato curioso sobre a filosofia é que apesar de não seguir a mitologia ou alguma religião, ela geralmente não se apoia em pesquisas científicas. Seus métodos giram em torno da argumentação racional, da análise conceptual e das experiências de pensamento, por exemplo. Por isso, consegue tratar das questões gerais e abstratas.

Os grandes filósofos da história

  • Principais filósofos gregos: Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.), Platão (428 a.C. – 347 a.C.), Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), Tales de Mileto (625 a.C. – 545 a.C.), Pitágoras (571 a.C. – 497 a.C.).
  • Principais filósofos helênicos: Euclides (360 a.C. – 295 a.C.), Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.), Ptolomeu (100 d.C. – 178 d.C.).
  • Principais filósofos romanos: Cícero (106 a.C. – 43 a.C.), Sêneca (4 a.C. – 65), Marco Aurélio (121 – 180), Boécio (480 – 524).
  • Principais filósofos do Renascimento: Maquiavel (1469 – 1527), Francis Bacon (1561 – 1626), Galileu Galilei (1564 – 1642), Isaac Newton (1643 – 1727).
  • Principais filósofos da Idade Moderna: Thomas Hobbes (1588 – 1679), René Descartes (1596 – 1650), John Locke (1632 – 1704), Montesquieu (1689 – 1755), Voltaire (1694 – 1778), Thomas Reid (1710 – 1796), Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778), Immanuel Kant (1724 – 1804).

A filosofia aplicada à vida

Na correria do dia-a-dia, nas confusões que o amor proporciona, nos momentos mais solitários… Em todos os momentos de sua vida é possível dar uma brecha para a filosofia, em debates com outras pessoas ou consigo mesmo. Questionar, buscar respostas, ser à favor da verdade e acima de tudo, raciocinar perante as dúvidas da vida. Aplicar a filosofia à sua vida é seguir o caminho do conhecimento, da lógica e ética.

Frases filosóficas curtas

“Quem de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode morrer contente.” – Frase de Confúcio

 

“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.” – Isaac Newton

 

“Mas os homens devem saber que só Deus e os anjos podem ser espectadores do teatro da vida humana.” – Frase de Francis Bacon

 

“O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo.” – Balzac

 

“O amor não se define; sente-se.” – Séneca

 

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” – Frase de Albert Einstein

 

“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” – Pitágoras

 

“É lícito afirmar que são prósperos os povos cuja legislação se deve aos filósofos.” – Aristóteles

 

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.” – Albert Einstein

 

“Trabalha como se vivesses para sempre. Ama como se fosses morrer hoje.” – Séneca

 

“Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.” – Frase de Séneca

 

“Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.” – Frase filosófica de Confúcio

 

“Tudo que é humano necessariamente retrocede quando não avança.” – Frase filosófica de Edward Gibbon

 

“As pessoas são muito mais propensas a valorizar o interesse no presente em detrimento do distante e remoto. ” – David Hume

 

“A maior sabedoria que existe é a de conhecer a si próprio.” – Galileu Galilei